Por Márcia Athayde
O mês de fevereiro tem o seu dia 2 dedicado a Iemanjá. Não é apenas data tradicional ou um festejo popular na Bahia… É a lembrança da Rainha das Águas, da mulher que paira sobre as ondas, que protege as crianças, é mãe e esposa. Ela ama os homens do mar. Por isso também é a protetora dos pescadores.
Mãe de todos os orixás, Iemanjá, conhecida como a rainha do mar, inspira ao mesmo tempo a força e a mansidão das águas. Seu jeito maternal e temperamento doce revelam uma mãe bondosa, voltada inteiramente para os filhos. Seu domínio seguro sobre as forças da natureza sustenta a imagem de uma mãe forte.
Diversas fontes informam que Iemanjá é também conhecida por Dona Janaína, Inaê, Princesa de Aiocá e Maria, no paralelismo com a religião católica. Aiocá é o reino das terras misteriosas da felicidade e da liberdade, imagem das terras natais da África.
Essa representação remete a muitas mulheres, mães e esposas que se dedicam a cuidar do lar e dos filhos, num trabalho oculto que, muitas vezes não é reconhecido. Algumas deixam de exercer a profissão, outras conciliam a dupla e até tripla jornada de trabalho.
Tem sido principalmente da mulher a tarefa de cuidar, especialmente numa sociedade machista, que confunde a determinação biológica com dever. Se amamentar é algo exclusivo, não se pode dizer o mesmo quando é preciso consolar o filho em seu choro e acompanhar seu crescimento e aprendizados.
É preciso que se reconheça a luta diária das mulheres. São as mulheres que mais abrem mão de coisas pessoais pela família. Ainda assim, sustentam beleza e feminilidade e comungam com Iemanjá o atributo da vaidade.
Quando se reverencia Iemanjá, é preciso resgatar também seu exemplo de força e seu simbolismo para as transformações de que a sociedade tanto precisa… Sim, ela é vaidosa, mas certamente, como as mulheres, mais que perfumes e espelhos, quer receber reconhecimento.
Márcia Athayde é jornalista, tendo atuado como repórter e também nas assessorias de imprensa da Seagri e do Sindicato dos Bancários da Bahia.
Deixe uma Resposta
Ver Comentários