Grupo Boticário transforma Camaçari em polo nacional da beleza com chegada de novas empresas à região

Investimento de R$ 600 milhões até 2023 marca novo momento do grupo na Bahia, que passa a contar com ampla rede de fábricas de fornecedores 

O novo investimento na fábrica do Grupo Boticário reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da região. Com a chegada de novos parceiros, especialmente fornecedores de embalagens, como Aptar, Box Print, Tritec e Vitro, e com um aporte de R$600 milhões, a empresa consolida a história do ecossistema da beleza baiano. Até 2023, a expectativa é de que com as melhorias nos equipamentos, estrutura e layout da planta mais de 1 mil novas vagas de emprego diretas e indiretas sejam criadas.  

“O Polo da Beleza é resultado da expansão do ecossistema da beleza em Camaçari. Para nós, investir na região alia estratégia de negócio a impacto socioeconômico, garantindo que estamos deixando um legado positivo para esse que é um dos polos industriais mais relevantes do Brasil. A chegada das fábricas dos parceiros facilita toda a operação e traz ainda mais oportunidades para comunidades que nos acolhem há sete anos, quando inauguramos a fábrica, em 2014”, afirma Sérgio Sampaio, vice-presidente de Operações do Grupo Boticário. 

A fábrica de Camaçari está na vanguarda quando o assunto é sustentabilidade, tendo sido a primeira do Brasil no setor de cosméticos a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Aliando desenvolvimento sustentável e inovação, em dois anos, o Grupo Boticário deve aumentar sua capacidade produtiva em até 65%.  

Com o objetivo de ter 100% dos resíduos reciclados em sua operação, em parceria com a Federação das Indústrias da Bahia (FIEB), a empresa também busca mapear potenciais fornecedores e treiná-los priorizando metas de ESG. Em 2021, o Grupo Boticário já é carbono positivo e toda a energia consumida nas fábricas e CDs da empresa são provenientes de fontes renováveis.  

Desde a chegada na Bahia, centenas de fornecedores foram conectados à cadeia produtiva, com geração de empregos diretos e indiretos, o que representa uma injeção de investimento milionário na economia local e mais impostos pagos ao governo. Atualmente, são mais de 1 mil pessoas empregadas na fábrica do Grupo Boticário em Camaçari, que tem capacidade para produzir cerca de 150 milhões de itens por ano.  

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.