Família Schurmann aporta em Salvador e reforça luta pela proteção dos mares

Com dois anos de duração, a nova iniciativa da família de velejadores conta com patrocínio da cerveja Corona, apoiadora do movimento contra o plástico nos oceanos.

Ao completar 37 anos de vida no mar, o Veleiro Kat, da Família Schurmann aportou na Bahia Marina na tarde desta quarta-feira (4), com a expedição o Voz dos Oceanos, que conta com o apoio global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Os tripulantes do Veleiro Kat se encontraram na manhã de hoje (5) com representantes da Corona, uma das patrocinadoras do projeto.

A Corona, uma das patrocinadoras da expedição, tem chamado atenção da sociedade para a presença de plásticos nos oceanos. A marca já limpou mais de 1,2 milhão de m2 de praias no Brasil e recolheu mais de 5,4 toneladas de lixo descartados de forma irregular na natureza. Em seu projeto mais recente de sustentabilidade, Corona instalou dois contêineres em Trancoso (BA) e Fernando de Noronha (PE) para coleta, reciclagem e transformação de plástico, cada um com capacidade para processar até 1,5 tonelada de plástico por mês e ressignificar o uso do material por meio da criação de novos itens de utilidade, evitando que ele polua os mares e os paraísos naturais.

“A Corona tem um olhar voltado para as conexões com o mar e a natureza. Somos movidos pelo desejo de curtir os paraísos, mas também pela responsabilidade de cuidar deles. Acreditamos neste projeto, por entender que amplifica um grito de cuidado com o oceano, afirma Eduardo Manoel, coordenador de Marketing da Corona na Bahia.

Defensora da campanha Mares Limpos, a família de velejadores partiu do Balneário Camboriú – Santa Catarina, em 29 de agosto deste ano. A passagem pela capital baiana será marcada por diversas ações em terra. O Farol da Barra, o recém-inaugurado Elevador do Taboão e o Elevador Lacerda receberão uma iluminação diferente: azul como os oceanos! Além disso, foi inaugurada uma escultura do artista plástico Bel Borba, de 4,5 metros, uma homenagem da Bahia Marina pela passagem da Voz dos Oceanos por Salvador.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.