Expo Carnaval encerra com elogios por reunir palestras, música e cidades carnavalescas do país

O balanço e descontração de Ivete Sangalo coroaram o sucesso da Expo Carnaval Brazil, encerrado na noite de sábado (15/10), no Centro de Convenções Salvador. Após dois dias de evento, congressistas, artistas e o público em geral se confraternizaram com o show da famosa cantora baiana, que contou com a participação da banda Olodum. Durante dois dias, o evento reuniu nomes importantes do setor no Carnaval Academy, com vários painéis que trouxeram propostas, ideias e discussões sobre o retorno do Carnaval no país, após a ausência de dois anos por conta da pandemia.


Nos intervalos dos painéis, as intervenções musicais reforçaram o clima carnavalesco no evento. O Bloco Ilê Aiyê abriu o primeiro dia, que prosseguiu com as apresentações dos blocos afros Muzenza, Malê de Balê e Cortejo Afro. Voltaram a se apresentar a Escola de Samba Mancha Verde (SP), Nação do Maracatu Aurora Africana (Recife e Olinda), banda de rua Babadan (Belo Horizonte) e Escola de Carnaval (Brasília).


“A Expo Carnaval atingiu o seu propósito de unir pessoas e crenças de todo o Brasil. Pertencimento, respeito às diferenças, desenvolvimento econômico e políticas públicas, nada ficou de fora. Ver a beleza da negritude, que compõe a base do povo brasileiro e do carnaval, foi emocionante. Agora é hora de refletir e agir para concretizar essas transformações sociais e econômicas que o Carnaval tanto precisa”, comenta Tuca Zamaroni, CEO da Zum Brazil, realizadora do evento.


Cerca de 10 mil pessoas circularam nos dois dias de feira e os shows receberam um público de 4 mil pessoas nas apresentações de Alceu Valença e Timbaladies com Carlinhos Brown (sexta) e 5 mil na noite de Ivete Sangalo e Olodum (sábado).


Entre mais de 60 expositores, destaque para os pavilhões criados pelas cidades participantes, como Salvador, Recife, Olinda, Rio de São Paulo, Brasília e Belo Horizonte. O espaço da Casa do Carnaval foi um dos mais concorridos, com oficinas e apresentação de vários artistas como Gilmelândia , os Autorais e Magary Lord.


“Foi muito importante esse primeiro momento e a gente sabia que a primeira edição seria realmente um desafio para as pessoas entenderem. É um evento inédito, em um formato que, ao contrário de outros setores, não existiam para o mercado de entretenimento. Então, as pessoas não tinham essa referência do que seria essa junção de conteúdo em uma expo para falar de carnaval, estratégias, negócios e futuro, junto com intervenções artísticas e shows. Acho realmente que a Expo Carnaval Brazil foi um divisor de água”, afirma Bruno Portela, diretor de Operações da Zum Brazil.


O Carnaval Academy foi aberto pelo publicitário Maurício Magalhães, que falou para um grande público sobre Criatividade e Geração de Valor. O baiano revelou que está produzindo uma série sobre Carlinhos Brown, chamada Candeal, prevista para estrear no próximo ano na HBO. A programação de palestras prosseguiu com Gil Giardelli falando de Metaverso e com o tema “Micaretas do Brasil”, bate papo que reuniu Artemio (Folianopolis), Fabiano (Pré Caju), e Zé Augusto (Micareta Salvador e SP).


Os painéis prosseguiram à tarde com Gringo Cárdia e Elísio Lopes falando sobre “A experiência de viver um Grande Espetáculo”, com Gringo Cárdia e Elísio Lopes. Já a “Economia do Carnaval para os Negócios” foi tema da conversa com Tereza Santos (CEO SYMPLA), Doreni Caramori (ABRAPE) e Joaquim Nery Filho (Presidente do Concar). A programação foi encerrada no bate papo sobre “Carnaval & ESG”, que reuniu Fabio Almeida, André Porciúncula (Denfensor Nacional de Direitos Humanos), Leana Mattei (Mestra em Desenvolvimento Social) e Monique Evelle.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.