Escritório baiano é nomeado para principal premiação de arquitetura nas Américas

O escritório Sotero Arquitetos, que tem a frente Adriano Mascarenhas, foi selecionado para a 4ª Edição do Prêmio Mies Crown Hall Americas (MCHAP), oferecido pelo Instituto de Tecnologia de Illinois, em Chicago, que busca reconhecer os melhores projetos de arquitetura das Américas.

Fundado pelo College of Architecture do Illinois Institute of Technology em Chicago, o Prêmio Mies Crown Hall Americas é considerado a principal premiação do segmento. A premiação volta a ser realizada após um hiato de dois anos, devido à pandemia, por isso selecionou obras nas Américas concluídas entre 2018 e 2021, indicadas por uma rede anônima de especialistas e profissionais internacionais. O autor principal do projeto vencedor do MCHAP ocupará uma cadeira do MCHAP no IIT College of Architecture no ano acadêmico de 2023/24, fará uma palestra pública no Crown Hall e receberá um financiamento de $ 50.000 USD em apoio de uma publicação baseada em um tópico de pesquisa acordado.

O projeto selecionado foi a “Requalificação da Colina do Senhor do Bonfim” ,evocando ícones culturais e religiosos do sincretismo popular baiano, o escritório Sotero desenvolveu a Requalificação com um olhar sensível sobre a região, que também é um dos pontos turísticos mais celebrados da capital baiana. 

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.