ENTREVISTA EXCLUSIVA COM O DIRETOR DE VENDAS CONSUMER DA REGIÃO NORDESTE DA TIM

 

A TIM fechou uma parceria com o C6 Bank e o diretor de vendas consumer da região Nordeste, Fabio Reis, explica os detalhes nesta entrevista exclusiva para a Revista Yacht abaixo. Confira!

 

Em julho, a TIM e o C6 Bank lançaram uma oferta conjunta e inédita no setor. Na prática, como funciona?

A TIM está evoluindo de forma acelerada para um mundo ainda mais conectado e, o nosso objetivo, é oferecer mais possibilidades e liberdade aos nossos clientes , por meio de parcerias estratégicas, como a firmada com o C6 Bank, que é um banco digital completo. A parceria busca entregar aos clientes mais conectividade. Clientes do TIM Controle terão um bônus de 4GB ao abrirem uma conta no C6 Bank e mais 4GB toda vez que pagarem a conta da TIM pelo banco. Por exemplo, clientes que hoje pagam a partir de R$ 49,99 mensais ficam com o dobro do pacote de dados que já oferecíamos. E o plano ainda vem com acesso grátis a redes sociais por 3 meses.

Além disso, clientes Beta receberão um bônus de 4GB a cada recarga a partir de R$ 60 pelo C6 Bank. Os betas fazem parte de um público segmentado e que nos ajuda a estudar comportamentos. A parceria resulta ainda em ofertas para os usuários do pré-pago, nas quais o cliente ganha 3GB de bônus quando insere uma recarga na sua linha, a partir de R$ 15, usando o app do C6 Bank. A ideia é que o cliente esteja sempre conectado: seja por mensagens, compartilhando fotos e vídeos pelas redes sociais e navegando nos seus aplicativos favoritos. É um benefício importante, principalmente em um momento no qual a conectividade é ainda mais essencial.

Como surgiu a ideia da parceria?

Vivemos em um mercado tecnológico com constantes transformações, e a TIM está sempre buscando inovar, com parcerias, com a oferta de serviços, a fim de levar novidades para seus clientes. Percebemos nesta busca que as fintechs podiam complementar nossa gama de serviços. Assim, nasceu essa união, que para a operadora é muito estratégica, pois temos um público parecido.

Qual a importância do Nordeste nesta estratégia?

No Nordeste, especificamente, essa parceria pode beneficiar um público importante, pois a TIM é líder no segmento pós-pago na região. Além disso, a operadora tem no Nordeste a maior base de clientes pré-pagos do Brasil, com foco especial no cliente TIM Beta, que é base muito engajada e que queremos valorizar ainda mais. A atuação da operadora é estratégica, pois o Nordeste é a área que mais tem recebido investimento de infraestrutura, principalmente em função dos compromissos gerados com parceria com a Anatel, para levar o 4G aos municípios com baixo IDH. Além disso, temos ampliado a cobertura em diversos estados, com a ativação da frequência de 700MHz, que permite melhor qualidade do sinal e penetração em locais indoor e mais afastados, com melhora também nas ligações, que passam a contar com chamadas usando o VoLTE, com a rede de dados do 4G.

Do ponto de vista estratégico, o que representa para a TIM essa parceria com o C6 Bank?

A TIM sempre foi uma empresa à frente do seu tempo, liderando os movimentos do mercado ao inovar em produtos e serviços e antecipar tendências. Por isso, viu nessa parceria uma oportunidade para consolidar o seu posicionamento como uma marca que é sinônimo de inovação e pioneirismo. Num mundo cada vez mais conectado, vamos oferecer aos clientes mais possibilidades e mais liberdade, entregando funcionalidades que apenas duas empresas de tecnologia juntas poderiam desenvolver.

E essas condições são voltadas somente para novos clientes da TIM e do C6 ou os antigos também poderão ter acesso?

A oferta é também para a base das duas empresas. Quem já for cliente TIM Controle só precisa abrir uma conta no C6 Bank para usufruir dos benefícios. Caso já seja também correntista do banco digital, passará a receber o bônus a partir do momento em que cadastrar seu número TIM e pagar sua conta do TIM Controle pelo C6 Bank. O mesmo vale para quem já tiver a conta digital e for cliente de outro plano ou de outra operadora: é só migrar o cadastro do número para o TIM Controle e pagar a primeira fatura por um dos canais do C6 Bank. É uma oferta que entrega ainda mais vantagens para quem optar ser cliente das duas empresas.

 por que essa parceria com um banco, visto que a TIM tem uma base de clientes maior que a do C6?

A parceria nos dá a oportunidade de reforçar nosso posicionamento de inovação, desenvolvendo e oferecendo produtos que hoje não temos. Além disso, há muita sinergia entre as operadoras e os bancos. Ganhamos com o desenvolvimento de toda uma linha de serviços que será possível a partir desse acordo.

A pandemia acelerou processos digitais que eram gestados lentamente. Essa novidade com o C6 Bank também é fruto dessa revolução causada pelo impacto dessa crise mundial?

A transformação digital da sociedade foi acelerada com a pandemia de Covid-19 e o smartphone e a tecnologia móvel são e serão grandes habilitadores dessas mudanças. Muita gente tem um celular na mão e o acesso à internet móvel é cada vez mais simples e mais barato. É natural que as operadoras incorporem ainda mais serviços em seu portfólio. Os novos hábitos e comportamentos da população estão diretamente ligados à qualidade da infraestrutura de tecnologia, com a demanda cada vez maior por dados. Neste sentido, a preparação da TIM nos anos anteriores, com investimentos na rede, foram fundamentais para esse processo de digitalização digital, mais rápida e corajosa. Se imaginarmos esse cenário de pandemia há cinco ou dez anos, com redes 3G dominando, certamente tudo seria um pouco mais difícil. Hoje conseguimos ver a segurança na qualidade do serviço que os investimentos proporcionaram.

Com boa parcela das pessoas em casa, por causa do isolamento social, houve mudança no padrão de consumo da TIM? Aumentou o consumo de internet? Como a TIM conseguiu manter o padrão dos serviços?

Houve uma migração abrupta do tráfego de dados dos escritórios para as casas das pessoas e a demanda na banda larga fixa aumentou cerca de 30%. Mas os fortes investimentos em rede que temos feito ao longo dos anos nos permitem suportar a alta do tráfego. Além disso, temos uma equipe comprometida, que segue nas ruas – obviamente, com todo o suporte e segurança necessários – para manter a melhor experiência para os clientes.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.