Em crise, Facebook deve ser renomeado e reposicionar marca

O Facebook planeja mudar seu nome. A alteração na marca busca refletir mais claramente o “metaverso” que a empresa tem construído ultimamente. O suposto novo nome deve ser revelado pelo presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, durante a conferência Connect, marcada para 28 de outubro, ou até mesmo antes, na próxima segunda-feira (25), dia em que a empresa deve fazer sua chamada de lucro.

Mas não é o nome da rede social em si que vai ser alterado. A renomeação será da empresa que reúne o Facebook e as outras marcas do grupo, como o Instagram e o WhatsApp. A mudança, portanto, sinaliza outro objetivo da companhia, que é de se transformar em um conglomerado de tecnologia – semelhante à Alphabet, holding que reúne diversas empresas relacionadas ou pertencentes ao Google.

Mesmo que não haja, ainda, um consenso sobre o novo nome do Facebook, o termo “metaverso” está em destaque nas discussões internas da empresa relacionadas ao tema. Isso está de acordo com a hipótese levantada por um ex-funcionário da companhia, que disse que a palavra “Meta” pode representar a nova nomenclatura.

Contudo, o rebranding não é aleatório. O Facebook enfrenta, hoje, uma chuva de questionamentos das autoridades sobre a maneira como lida com infratores e fake news, além da denúncia de que a companhia está ciente de que a rede social causa impacto negativo na saúde dos usuários. O burburinho ganhou mais vozes com o recente vazamento de documentos confidenciais da empresa por uma ex-funcionária.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.