Dr. Eduardo Lopes Explica: Prótese Peniana é uma Solução para a Disfunção Erétil

A disfunção erétil, caracterizada pela incapacidade de obter e manter uma ereção firme o suficiente para a relação sexual, afeta milhões de homens em todo o mundo. Esta condição pode ter causas físicas, psicológicas ou uma combinação de ambas, impactando significativamente a qualidade de vida. Para muitos, a prótese peniana oferece uma solução eficaz e duradoura.

O urologista Eduardo Lopes, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e doutor pelo Hospital Sírio-Libanês, explica: “A prótese é indicada para casos extremos, quando medicamentos orais e injeções não resolvem. Geralmente, são pacientes diabéticos, com a doença bem avançada, hipertensos e cardiopatas. Também pode ser utilizada por pacientes paraplégicos ou que retiraram a próstata e ficaram impotentes.”

Este dispositivo médico, implantado cirurgicamente, permite que o homem recupere a capacidade de ter ereções firmes e duradouras, restaurando sua confiança e satisfação sexual. A cirurgia é realizada em hospital dia, onde o paciente entra de manhã e sai à tarde. “Há contraindicação apenas se o paciente tiver muitos problemas de saúde nos quais uma cirurgia não é recomendada. Fora isso, se for liberado pelo cardiologista, a prótese pode ser colocada em qualquer pessoa com disfunção erétil”, destaca o Dr. Lopes.

Duas Opções de Próteses
Existem dois tipos principais de próteses penianas: flexível (ou semi-rígida) e inflável. Na prótese flexível, o pênis fica sempre ereto. “São colocados dois cilindros de silicone dentro dos corpos cavernosos do pênis por meio de um corte entre o pênis e a bolsa escrotal”, explica o especialista.

Já a prótese inflável possui um botão colocado na bolsa escrotal e um reservatório no abdômen, onde fica o líquido que, acionado pelo mecanismo, circula até os cilindros colocados dentro do pênis, permitindo ereções sob demanda. “Ele só é ativado quando vai ter relações sexuais”, afirma Dr. Eduardo Lopes.

A prótese peniana permite que o homem tenha ereções com a rigidez e duração desejadas, aumentando a recuperação da função sexual e impactando positivamente a autoestima, o relacionamento com o parceiro e a qualidade de vida em geral. No entanto, o Dr. Lopes faz um alerta: “A prótese nunca irá restituir 100% o diâmetro nem o comprimento que o pênis possuía antes! Outros recursos, como o preenchimento peniano, podem ser empregados para restituir os diâmetros anteriores.”