Dia do Ortopedista: quando procurar um médico especialista?

Depois de algumas horas trabalhando, você começa a sentir as temidas dores nas costas, que não cessam. Isso quer dizer que chegou a hora de procurar um médico. Mas qual a especialidade mais adequada? Se você pensou em um ortopedista, acertou! Celebrado no dia 19 de setembro, esse profissional é especialista no sistema musculoesquelético, cuida de lesões, doenças na coluna, condições degenerativas, traumas decorrentes da prática esportiva e problemas congênitos, entre outros.

“O que o ortopedista faz é preservar o movimento, eventualmente até fazer pacientes que tiveram alguma doença ou traumatismo retornarem a níveis melhores de atividade através de técnicas que ajudam a corrigir deformidades, aliviar dores e deixar o corpo o mais saudável possível”, explica o ortopedista especialista em coluna da Clínica CICV e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Djalma Amorim Jr..

Quando se pensa em ortopedia, normalmente o paciente já está com algum problema seja uma lesão, machucado, ou doença crônica. Porém, é importante ressaltar a importância da prevenção. “Durante o check up ortopédico é possível realizar uma avaliação médica preventiva e identificar doenças ou lesões em estágios iniciais, permitindo a prevenção de complicações a longo prazo”, frisa o ortopedista.

A Ortopedia é dividida em várias subespecialidades e cada uma dessas áreas lida com um conjunto único de condições e demanda um tratamento específico para melhorar a qualidade de vida do paciente. Os cuidados na CICV incluem diversas subespecialidades da ortopedia como mão, quadril, ombro, coluna vertebral, joelho, pediátrica e traumatologia.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.