DENTISTAS EXPLICAM COMO FUNCIONA A CIRURGIA SEM CORTES E SEM DOR PARA IMPLANTE DENTÁRIO

Cirurgia sem pontos ou cortes para implante dentário: é realmente possível? A cirurgia sem cortes, ou cirurgia guiada, é uma técnica revolucionária, altamente precisa e segura para a reposição dos dentes perdidos. O procedimento é um dos tratamentos mais avançados da odontologia estética e funcional por ser uma alternativa menos dolorosa e menos invasiva, dispensando até mesmo a sutura por pontos.

À frente da clínica boutique Spazio oral e especializados em odontologia estética, os sócios dentistas Dylton Neto e José Medeiros Filho são pioneiros e referências no Nordeste com o aprimoramento da técnica de implantes guiados, que é desenvolvida pela dupla desde 2015. “Trata-se de um mundo novo na odontologia, por isso, estamos sempre nos aperfeiçoando e buscando oferecer o que há de melhor no mercado para nossos pacientes, trazendo conforto, segurança, previsibilidade, rapidez, estética. E hoje, colhendo os frutos, somos embaixadores S.I.N Implant System no Brasil, marca que representa o futuro da Implantodontia com as tecnologias mais sofisticadas do mundo. É a segunda maior empresa de implantes da América Latina e está entre as 10 maiores do mundo, presente hoje em 27 países”, afirma José Medeiros Filho.

Além de embaixadores, os dentistas participaram ativamente do desenvolvimento do novo implante da S.I.N, o Epikut, junto com o seu Diretor Global do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, Dr. Fabio Bezerra, e com o Diretor do Imagem Pierre Fauchard e responsável técnico do Planning Center Imagem Pierre Fauchard, Dr. Sérgio Ribeiro. “Fomos a primeira clínica a realizar o implante na Bahia, essa novidade que representa um novo marco da odontologia no mundo dos implantes e promete ser a nova definição de épico, para quem busca resultados superiores e com alta previsibilidade”, destaca Dylton Neto.

Quais as indicações?

Os dentistas destacam que o procedimento é indicado não apenas para  diminuir tempo cirúrgico em tratamentos com dentadura fixa e diminuir desconfortos e restrições pós-operatórias, como também para otimizar as funções mastigatórias e oferecer um melhor resultado estético, além de ser uma solução para pacientes com rebordos ósseos com pouco osso disponível ou com fobia a procedimentos cirúrgicos em odontologia.

De acordo com José Medeiros, “esse tipo de reabilitação também pode ser uma boa alternativa para pacientes que apresentam dentes comprometidos periodontalmente, ou seja, dentes que tenham pouca inserção no tecido ósseo e, consequentemente, apresentam mobilidade”. O tratamento também é recomendado para pacientes que tem falta de um ou mais dentes naturais e para pacientes que possuem os ossos saudáveis e fortes para receber os implantes e que desejam uma opção alternativa de tratamento.

Revolução para a Odontologia contemporânea

Na técnica da cirurgia guiada, o procedimento todo é planejado no computador, por meio de um software específico, que orienta o dentista sobre o local e a profundidade exatos em que cada implante dentário será instalado, garantindo mais segurança e precisão. O termo “sem cortes”, que deriva da ausência de incisões para descolamentos de retalhos teciduais, indica que apenas um orifício, com diâmetro exato ao do implante dentário, é utilizado para o posicionamento intraósseo do dispositivo implantodôntico, sem necessidade para pontos de sutura após a acomodação do dispositivo implantodôntico no leito ósseo. “É indicada para reabilitar desde a ausência de um único dente até arcadas dentárias com todos os dentes perdidos”, salienta Dylton Neto.

Adaptação mais fácil e tranquila

Entre os principais diferenciais da cirurgia guiada para instalação de implante dentário, Dylton destaca a maior liberdade para o paciente e, principalmente, a fácil adaptação. “Quando o paciente perde todos os dentes e opta por uma prótese removível, o osso responsável pela sustentação dentária para de receber estímulo, o que resulta em um processo de reabsorção óssea. Assim, o osso fica mais fino a cada ano, aumentando o sofrimento do paciente sempre que é necessário trocar a prótese. Já neste caso, é preciso fazer a fixação do implante de titânio no osso, o que, além de garantir mais estabilidade à prótese, também interrompe o processo de reabsorção óssea e torna a adaptação muito mais fácil e tranquila”, salienta.

Mais conforto para o paciente

Além de oferecer as opções mais avançadas do mercado, com tratamentos menos invasivos, na Spazio Oral, os dentistas prezam por um atendimento de alta performance, o que inclui um controle rígido em relação à dor durante os procedimentos, através do uso de anestesia local sem agulha (Confort In), uso de injetor de anestesia computadorizada (Morpheus) ou sedação por óxido nitroso. “Trata-se do que chamamos de sedação consciente”, explica Dylton. Esse tipo de sedação acalma o paciente de um jeito rápido e seguro, mantendo a pessoa acordada e relaxada, podendo conversar normalmente com o profissional.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.