Cuide da sua audição: Sonora Centro Auditivo oferece reabilitação auditiva com atendimento especializado

Centro oferece aparelhos auditivos, terapia do som e acompanhamento personalizado com fonoaudiólogas

Você já sentiu a presença de um zumbido na orelha? Ou não conseguiu ouvir sons que outras pessoas próximas ouviam? A dificuldade para ouvir está presente em 20 milhões de pessoas no Brasil e, quando começa a afetar a comunicação, é sinal de que está na hora de buscar ajuda profissional. Com a missão de proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que têm algum tipo de perda auditiva, seja da mais leve a mais profunda, o Sonora Centro Auditivo é um centro de reabilitação auditiva que oferece tratamento especializado e humanizado por meio de uma equipe de fonoaudiólogas.

Com mais de 24 anos de atuação no mercado, o espaço, localizado na Barra, conta com aparelhos auditivos de alta performance, acessórios de conectividade, assistência técnica e atendimento personalizado que inclui investigação, diagnóstico e tratamento da perda auditiva com mapeamento de fala, reabilitação auditiva presencial, acompanhamento ao uso de aparelhos auditivos e terapia do som.

“A audição é um sentido que não descansa, nem mesmo quando dormimos. Para além do seu papel fundamental na comunicação, a audição é um importante sentido para despertar emoções e memórias, assim como nos ajuda a construir relações de maneira mais clara e compreensiva”, destaca a fonoaudióloga da Sonora Centro Auditivo Anandrielle dos Santos.

Tecnologia e conectividade
Um dos diferenciais da Sonora são os aparelhos auditivos que reúnem as melhores tecnologias do mundo e combinam design elegante, conforto superior e maior qualidade de som. Para garantir o bem-estar das pessoas, os aparelhos, de origem dinamarquesa, são fabricados de forma personalizada – em vários formatos, tamanhos e cores – para se ajustar com precisão ao ouvido do paciente, com opção de serem retroauriculares (externos) ou intra-auriculares (internos), que variam desde os modelos muito pequenos e discretos, com receptor intracanal, até equipamentos mais inovadores, que ficam completamente invisíveis no canal auditivo e se ajustam automaticamente a diferentes ambientes sonoros, para que a pessoa não precise tocá-los ou alterar suas configurações durante o dia.

Além da discrição com o design arrojado, a Sonora Centro Auditivo trabalha com aparelhos que possuem tecnologia para conexão Bluetooth, onde é possível regular o som através de aplicativo para monitoramento, disponíveis para celulares dos sistemas Android e IOS. Os aparelhos também possuem um modo chamado “mãos livres” que permite à pessoa atender ligações no aparelho sem estar com os celulares em mãos e ouvir música, funcionando como um fone de ouvido sem fio. Além da diversidade de aparelhos auditivos, a Sonora disponibiliza acessórios, como tampões, protetores e desumidificadores elétricos.

Reabilitação auditiva
A reabilitação auditiva é o processo que busca restabelecer o limiar auditivo, tanto para pacientes que possuem surdez congênita (de nascença), quanto para aqueles que precisam recuperar essas habilidades auditivas – e, assim, possibilitar a comunicação com outras pessoas. “No período de pós adaptação, que chamamos de aclimatização, oferecemos aos pacientes e seus familiares atendimento fonoaudiológico personalizado com sessões individuais e suporte técnico para que sua adaptação seja mais rápida, tranquila e segura”, explica a fonoaudióloga.

Na Sonora, além dos exames de identificação da perda auditiva, um dos destaques do atendimento é a Terapia do Som, prática que utiliza sons de forma terapêutica e é uma das alternativas mais conhecidas para tratar o zumbido. Com a proposta de ajudar a dissolver bloqueios, liberar a tensão, reduzir o estresse e melhorar as habilidades cognitivas (memória, concentração, criatividade e linguagem), a técnica fornece sons adicionais para que o problema seja ‘mascarado’ aos ruídos perturbadores do zumbido. O tratamento é feito com geradores de sons ambientais e individuais, além de aparelho de amplificação sonora. Os aparelhos auditivos oferecem várias formas de terapia sonora, já que o zumbido e a perda auditiva são problemas frequentemente ligados.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.