Crises de rinite e otite aumentam no inverno: saiba como evitar

O otorrinolaringologista, especialista em rinoplastia e cirurgia da face, Gabriel Bijos, explica que a baixa umidade do ar e a permanência em locais fechados contribuem bastante para o aumento desses problemas

Durante o inverno, os episódios de rinite e otite costumam se tornar mais comuns devido às condições climáticas e aos comportamentos característicos dessa época. De acordo o otorrinolaringologista, especialista em rinoplastia e cirurgia da face, Gabriel Bijos, a baixa umidade do ar e a permanência em locais fechados contribuem bastante para o aumento desses problemas. “A rinite, uma inflamação das mucosas nasais, é agravada pela exposição ao ar frio e seco, que irrita as vias respiratórias. Além disso, a tendência de ficar em ambientes com pouca ventilação facilita a proliferação de vírus e bactérias, aumentando a ocorrência de infecções de ouvido, como a otite”, explica.

Segundo o médico, durante gripes, resfriados e episódios alérgicos, as vias respiratórias podem inflamar, facilitando a propagação de vírus e bactérias para áreas como os ouvidos médios. “Isso pode resultar em otites, caracterizadas por dor de ouvido intensa (agravada ao deitar-se), febre, secreção e, às vezes, perda parcial da audição. É fundamental tratar adequadamente tanto a rinite quanto a otite, seguindo orientações médicas, pois uma otite mal curada pode evoluir para complicações mais graves, incluindo danos auditivos irreversíveis”, alerta Gabriel.

Para prevenir crises de rinite e otite, o otorrinolaringologista oferece algumas orientações:

Rinite
● Manter a casa livre de poeira e ácaros através de limpeza regular.
● Utilizar capas antialérgicas em travesseiros e colchões.
● Beber muita água para manter as mucosas hidratadas.
● Realizar lavagens nasais frequentes com soro fisiológico para limpar e hidratar as vias respiratórias.

Otite
● Secar bem os ouvidos após o banho.
● Evitar o uso frequente de cotonetes, que podem empurrar cera para dentro do ouvido.
● Para indivíduos que sofrem frequentemente de otites, é aconselhável utilizar tampões auriculares de silicone como medida preventiva.

Gabriel Bijos
Formado e especializado pela Universidade de São Paulo (USP), Gabriel Bijos é otorrinolaringologista, especialista em rinoplastia e cirurgia da face, membro da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF), membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e da International Federation of Face Plastic Surgery Societies. Atende em consultório no CEO Salvador Shopping (Torre Londres, sala 2812) para otorrinolaringologia e cirurgia da face e realiza os procedimentos cirúrgicos no Itaigara Memorial Hospital Dia. Mais informações através do https://www.drgabrielbijos.com.br/.

Crédito da foto: Freepik
Agência Comunicando Ideias