CONCHA NEGRA PROMOVEU UM ENCONTRO DE SONORIDADES DA MÚSICA BAIANA

 

Uma noite repleta de energia que uniu sonoridades da música ancestral e contemporânea na Concha Acústica do Teatro Castro Alves. A edição do último sábado (08) do Concha Negra foi
comandada por Margareth Menezes, Luedji Luna e a banda Afrocidade que sacudiram a plateia com grandes clássicos, releituras e canções autorais. O encontro foi uma realização do projeto AfroPop: uma proposta que afirma e dá voz ao afro-urbano brasileiro, com nomes que expressam e defendem a força da arte negra ao fazê-la viva, atualizada, contemporânea, inventiva e pujante.

No repertório, o artistas prestaram homenagens aos nomes que marcam a música afrobaiana, como Gilberto Gil, com “Toda menina baiana”; Lazzo Matumbi, com “Do jeito que seu nego gosta”; Carlinhos Brown, com “Passe em Casa”, além da celebração aos 40 anos do Olodum, quando interpretaram “Faraó, Divindade do Egito”, resgatando o primeiro sucesso de Margareth, de 1987.

Além disso, o show não deixou de lado os ritmos que tem marcado a nova geração da música negra contemporânea, com o pagode inovador e tecnológico combinado aos ritmos populares de Afrocidade, e da musicalidade de Luedji Luna, que brinca com diversas sonoridades como MPB, samba, ritmos africanos, batuque baiano e jazz.

Além das apresentações musicais, o Concha Negra contou com o desfile de moda da grife Crioula, como show de abertura. O espetáculo também ofereceu tradução em libras.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.