Centro Histórico realiza seu primeiro Pré-Reveillon com shows gratuitos da melhor música feita na Bahia

O Centro Histórico de Salvador vai viver seu primeiro Pré-Reveillon nos dias 22, 23, 25 e 26 de dezembro, com shows gratuitos e gastronomia pensada especialmente para a ocasião. Num palco montado no Largo do Cruzeiro de São Francisco serão realizados shows de grupos musicais e artistas baianos, distribuídos pelos quatro dias, começando sempre às 16h e terminando às 22h. No entorno, um verdadeiro pólo gastronômico do Pelourinho, restaurantes oferecerão menus para happy-hour. Assim, além de oferecer aos turistas que estão em nossa cidade uma opção a mais de lazer, o Pré-Reveillon do Centro Histórico atrairá também o morador de Salvador para uma das áreas mais bonitas e importantes da cidade.

Os shows – Uma mistura bem pensada de ritmos e talentos da nossa terra comporá a grade de shows dos quatro dias do evento. No dia 22 de dezembro se apresentam a Banda Didá, a Gang do Samba e o Cortejo Afro; no dia 23 Malêdebalê, o cantor e compositor Marcos Clement e o cantor e compositor Paulinho Boca; no dia 25, em pleno Natal, sobem ao palco Commamchesm Cláudia Cunha com seu show “Solar”, em homenagem a Gal Costa, e o Afrocidade; no dia 26, encerrando o evento, os shows de Mônica Sangalo, Edoux e Gerônimo Santana.

O Pré-Reveillon do Centro Histórico tem o patrocínio da Prefeitura de Salvador, através da Saltur e da Maquininha Justa. O evento recebe também apoio da ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor e é parte de uma construção empreendedora pautada em diversas ações de curto e médio prazos que envolvem uma série de investimentos municipais no Centro Histórico, desde a Praça Castro Alves até o Largo do Santo Antônio Além do Carmo. Por isso a realização desse evento se torna uma consolidação de um projeto muito maior. Além disso, a ação vem somar com momento onde o Centro Histórico de Salvador receberá mais visitantes, no primeiro verão pós-pandemia, onde toda a cidade vem buscando uma retomada no turismo e nos negócios.

O cenário – O projeto também coloca o Pelourinho alinhado com o movimento de ressignificação pelo qual centros históricos em todo mundo vem passando, o de aproximar mais espaços como esses da vida cotidiana das cidades, de abrigar eventos que tenham visibilidade e que permitam vivenciar o contato com esses patrimônios arquitetônicos e históricos sob uma outra perspectiva, observando evidentemente limitações e todos os cuidados necessários. Por isso atitudes como a montagem do palco com toldos transparentes para não afetar visualmente o cenário em volta, para valorizar a riqueza do patrimônio histórico presente, estão sendo tomadas.

Polo Gastronômico – História, facilidade de acesso, beleza arquitetônica e polo gastronômico tornam o Cruzeiro de São Francisco um local singular em todo o Centro Histórico. Congregando restaurantes muito bem conceituados no Centro Histórico de Salvador, oito deles participarão primeiro Pré-Reveillon: Cuco Bistrô, ManaGrill, Boteco do Pelourinho, Mariposa, Odoyá, Coliseu, Roma Negra e Ó Paí Ó, da frente de onde sairão todos os dias, as 16h, os cortejos de blocos afros que logo após subirão ao palco para as primeiras apresentações do dia. O Pré-Reveillon do Centro Histórico tem produção da Sole Produções e da Carambola Produções.

Sobre a Justa – A fintech Justa, fundada em 2018, oferece soluções financeiras completas para negócios através da Conta Justa: máquina de cartão, link para venda online com três formas de pagamento, Pix/QR Code, emissão de boletos, pagamento de contas com cartão de crédito ou saldos futuros, gestão de recebíveis, linhas de crédito personalizadas, entre outros serviços. Suas conexões integradas com os principais stakeholders financeiros e de pagamentos estão tornando o mercado mais justo para os mais de cem mil clientes que usufruem das soluções diretamente ou indiretamente em todo o país.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.