Cencosud designa Rodrigo Larraín Kaplan como novo Gerente Geral Corporativo

Novo CEO da Cencosud, Rodrigo Larraín, e o presidente Julio Moura

Rodrigo Larraín, de 52 anos, vai liderar a holding Cencosud, que hoje tem presença em oito países, com mais de 120 mil colaboradores.

· O executivo, que é reconhecido por sua liderança motivadora e inspiradora, encabeçará a estratégia de negócios da Companhia que se baseia em cinco pilares: crescimento, inovação, sustentabilidade, talento e solidez financeira.

O Conselho de Administração de Cencosud S.A., em sessão realizada em 26 de janeiro, nomeou Rodrigo Larraín Kaplan como Gerente Geral Corporativo (CEO) para assumir o cargo em 1º de março de 2024. A decisão, que foi informada hoje pela Companhia ao Mercado Financeiro, conclui o processo de seleção que se desenvolveu nos últimos três meses.

Com 52 anos, Rodrigo Larraín é Engenheiro Civil Industrial pela Pontificia Universidad Católica de Chile. Realizou um MBA na Ross School of Business na Universidad de Michigan nos Estados Unidos e o General Manager Program na Universidade de Harvard.

Com uma trajetória profissional de mais de 25 anos, dos quais mais de 10 são vinculados ao grupo Cencosud, primeiro como Gerente Geral da Divisão de Centros Comerciais para a região e depois como Gerente Corporativo de Administração e Finanças (CFO) da Cencosud S.A. Em 2021 voltou ao grupo assumindo como Gerente Geral do Cencosud Shopping S.A.

Rodrigo Larraín foi o candidato escolhido para assumir o rol de Gerente Geral Corporativo de Cencosud S.A. por possuir o nível de competência requerido para o cargo, uma liderança inspiradora e motivadora, além de um alto padrão ético. É um profissional com agilidade na tomada de decisão com uma visão estratégica focada no cliente.

“É uma pessoa que possui as capacidades para liderar e agregar valor aos objetivos da Companhia, fortalecer nossa posição competitiva nos diferentes mercados, e seguir, junto às nossas equipes, com a implementação da estratégia”, assegura Julio Moura, Presidente da Cencosud. “É o líder adequado para encabeçar nossa estratégia de cinco pilares: crescimento, inovação, sustentabilidade, talento e solidez financeira, considerando suas capacidades profissionais e suas habilidades pessoais”, complementa.

O Conselho agradeceu às atividades desempenhadas por Renato Gutiérrez como Gerente Geral Corporativo interino. “Renato é um executivo que conhece profundamente a Companhia e, como conselheiros, valorizamos o aporte e o profissionalismo demonstrados durante estes meses”, conclui Moura. Renato Gutiérrez continuará como Gerente Geral interino até que Rodrigo Larraín assuma e posteriormente seguirá em seu rol de Gerente Corporativo de Controle de Gestão da Cencosud S.A.

Rodrigo Larraín comentou: “Agradeço a confiança do Conselho com essa designação e tomo este desafio como uma oportunidade para contribuir para que sigamos crescendo na Cencosud e entregando cada vez um melhor serviço aos nossos clientes. Estou muito entusiasmado com as oportunidades que temos a nível de negócios e países, e as fortalezas e compromisso de nossas equipes.”