O músico Carlinhos Brown volta ao Carnaval de Salvador em grande estilo. O artista foi anunciado pelo Prefeito da Cidade ACM Neto, em coletiva, como a atração responsável por fazer a abertura oficial da folia, na quinta-feira, 20 de fevereiro, no circuito Barra-Ondina. No ano em que o Axé Music completa 35 Anos, Brown, que participou diretamente dos primeiros arranjos que originaram o gênero musical, não poderia deixar o sabor da bateria Timbaleira distante desta comemoração. Para o desfile, o músico convocou o Movimento Percussivo Timbaleira Drummers, com seus 150 percussionistas, que ao seu lado proporcionarão aos aos foliões um grande espetáculo – com direito à Carro abre-alas e alegorias confeccionadas por um grande carnavalesco. Ainda em Salvador, Carlinhos Brown se apresentará para os foliões do Camarote Planeta Band, na segunda, 24 de fevereiro. Além da abertura, Brown será responsável por puxar o Arrastão da Meia Noite, que encerra a folia baiana, na terça-feira (25).
Com o tema O Carnaval dos Carnavais, em 2020, Salvador vai fazer a maior festa de rua do planeta de uma forma única e a alegria vai tomar conta de toda a cidade. “No Carnaval dos Carnavais nós vamos extrair o maior repertório de todos os tempos. As músicas estão prontas, os instrumentistas muito bem preparados para dar e receber o melhor de si”, completa Carlinhos Brown.
Antes de chamar Carlinhos Brown para compor a mesa da coletiva de lançamento oficial do Carnaval 2020, em Salvador, o Prefeito da Cidade ACM Neto fez uma homenagem ao artista baiano: “Não só um dos grandes nomes da música no Brasil, mas eu diria que é um dos maiores nomes da música mundial. Um cara que ajuda a projetar a nossa terra, a nossa música para o mundo todo. Salvador concorreu e foi eleita pela UNESCO como a cidade da música. E, eu diria que diante de tantas coisas maravilhosas que temos na nossa cidade, a música, certamente, é uma das nossas maiores riquezas, a que nos projeta mais; a que nos diferencia de qualquer outro canto do mundo. A gente pensou muito como seria a abertura do Carnaval dos Carnavais. A abertura teria que ser à altura desse grande momento da festa e, é claro, da nossa cidade. Tempo em que estaremos dialogando com o Brasil e com o mundo, mostrando que a folia começou e, a partir daquele momento, quem manda é o povo. E, para abrir nosso carnaval em 2020, convidamos Carlinhos Brown.”
SEGUE A AGENDA DO MÚSICO CARLINHOS BROWN:
20/02(Quinta) – Show de Abertura do Carnaval de Salvador
22/02(Sábado) – Show no Polo Ponta Negra, no Carnaval de Natal (Rio Grande do Norte)
23/02(Domingo) – Show no Carnaval de Porto Seguro, na Passarela do Descobrimento
23/02(Domingo) – Desfile da Escola de Samba paulista Camisa Verde Branco (em homenagem a Carlinhos Brown)
24/02(Segunda) Show Camarote Band no Carnaval de Salvador
25/02(Terça-feira) Arrastão da Meia Noite no encerramento do Carnaval de Salvador
OUTROS CARNAVAIS
O Carnaval de Carlinhos Brown se expande pelo Brasil. O artista se apresentará no Polo Ponta Negra, em Natal (Rio Grande do Norte), no sábado de Carnaval, 22 de fevereiro, para turistas e foliões da capital potiguar. Seguindo a maratona carnavalesca, no dia seguinte, domingo, 23/02, Brown faz uma dobradinha na folia: o músico se apresentará na Passarela do Descobrimento, na abertura da festa momesca de Porto Seguro (BA) – considerado o segundo destino mais procurado do Brasil para os festejos de Carnaval. Em seguida, Brown segue para São Paulo onde será homenageado, também no domingo(23), no Desfile da Escola de samba paulista Camisa Verde Branco.
Para demonstrar seu respeito e amor por São Paulo, Brown compôs, em parceria com Arnaldo Antunes, a canção Cavalo de Paulo. Na música, que fará parte do seu novo álbum, Brown homenageia o carnaval paulista e convida os foliões de todos os bairro da capital, a se unirem em nome da folia, da dança e da alegria, transformando a cidade em uma só.
CARNAVAL EM SÃO PAULO
Escola de Samba Camisa Verde e Branco vai homenagear Carlinhos Brown
Em 2020, Carlinhos Brown será homenageado pela Escola Camisa Verde e Branco, uma das mais tradicionais agremiações paulistanas. Com enredo Ajayô: Carlinhos Brown Candomblés Tambores e Batuques Ancestrais, a escola faz um tributo ao músico brasileiro, que comemora 41 anos de atabaques e tambores. O homenageado terá sua história, sua paixão pelos tambores, seus inúmeros sucessos e sua relação com a religião contados no Sambódromo paulistano, no Anhembi, no dia 23/02(Domingo). “Com muita honra e respeito eu aceito o que a Escola Mocidade Camisa Verde e Branco preparou para mim. Eles estão contando a minha história de 41 anos de batuque. Mas, não sou o único intérprete. É uma história que condiz com desejo de cada criança que nasce em comunidade, que nasce com sonho de avançar, de se formar. É a história de um povo resiliente, contada através da música, da percussão, da religiosidade”, celebrou Carlinhos Brown, agradecendo ainda a oportunidade de ter gravado o clipe da sua música de trabalho, Paixão de Rua, na quadra da Verde e Branco, usando as alegorias como cenário. “Na gravação pudemos vivenciar todo o trabalho e estrutura de um escola que une uma comunidade em torno da cultura e da alegria”, completa.
O SAMBA-ENREDO
Camisa Verde e Branco (SP) – 2020
Ajayô: Carlinhos Brown Candomblés Tambores e Batuques Ancestrais
Salve a batucada do meu canjerê
A Furiosa toca samba pra você
Salve a Barra Funda
Meu eterno amor, Ajayô, Ajayô
Laroyê! Exu mojubá
Xeu êpa babá, meu pai Oxalá
É sangue africano correndo nas veias
Ecoa o batuque que vem do porão
A voz não se cala na dor da luta
Sou negro no açoite da escuridão
Ê Bahia de todos os santos
Savalu vodun zo magia e encanto
Na festa de candomblé vai ter xirê
Atotô meu pai Obaluayê
Aieieu mamãe Oxum venha me valer
Ogan bateu o tambor
Okê okê arô, kabecilê Xangô
Patacori Ogum, eparrei Iansã
Odoya, saluba Nanã
Nascido no Candeal ao som do ilê aiyê
No toque do timbau
Vem ver Timbalada descendo a ladeira
No pelô, Olodun levanta a poeira
Eu sou do gueto, não sou de brincadeira
Eu vou cantar no trio, eu vou
Espalhando axé pela cidade
Aplausos ao tribalista da canção
Nos palcos da vida a consagração
Carlinhos Brown é verde e branco
No trevo do meu coração
Deixe uma Resposta
Ver Comentários