Cardiologista paulista radicado nos EUA receberá título de cidadão baiano

A proposta de concessão do título ao Prof Dr Renato Lopes foi do deputado estadual Alan Sanches e aprovada pela Mesa Diretora da ALBA

O renomado médico cardiologista, professor e cientista da DuKe University (EUA), Renato Delácio Lopes, receberá o Título de Cidadão Baiano no próximo dia 31/08, quinta-feira, às 10h, numa sessão especial no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A honraria é concedida ao médico em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à cardiologia baiana. Há 12 anos, o cientista compartilha os seus estudos de maior relevância durante o Congresso Baiano de Cardiologia, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Bahia (SBC-Bahia). “Sentimo-nos honrados em ter o amigo Renato Lopes agora também como cidadão baiano. Ao longo de mais de uma década com a parceria Duke University/SBC-Bahia através do Simpósio Internacional, o seu conhecimento e generosidade em compartilhar suas vivências científicas em muito contribuíram para a cardiologia não somente do nosso estado, mas de todo o país”, reconhece Joberto Sena, presidente da SBC-Bahia.

O Prof Renato Lopes possui graduação em Medicina e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou Pós-doutorado na Duke University em 2007 e 2008, onde desde então tem construído a sua carreira científica e docente. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina de Urgência, Pesquisa Clínica, Epidemiologia Clínica, Bioestatística e Medicina Intensiva. Atualmente é Professor Livre Docente da Divisão de Cardiologia da Escola Paulista de Medicina, desde 2013, e Full Professor de Medicina da Divisão de Cardiologia da Duke University, Diretor do Departamento de Validação de Eventos Clínicos (CEC) e Diretor Associado do Programa de Fellowship do Duke Clinical Research Institute (DCRI).

Além disso, o cardiologista é professor afiliado do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo e orientador do Programa de Pós-graduação da mesma instituição. É fundador e Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI) e do Centro Brasileiro de Saúde Global da Escola Paulista de Medicina/Unifesp em colaboração com a Duke University e a Marinha do Brasil.

Atualmente participa de quatorze estudos clínicos como Investigador Principal no centro de pesquisa clínica das disciplinas de Clínica Médica e Cardiologia da UNIFESP. Trouxe para o Brasil mais de dez estudos clínicos nos últimos cinco anos, os quais é coordenador nacional sendo a UNIFESP o centro coordenador e participou de mais de oitenta estudos como membro docente das comissões de validação de eventos clínicos. Lidera mundialmente como Investigador Principal de importantes ensaios clínicos de larga escala na área da cardiologia como os estudos AUGUSTUS e ARTESIA. É Co Editor Chefe da Revista Brasileira de Clínica Médica e Editor Associado do American Heart Journal, e possui publicações como primeiro autor em periódicos científicos de alto índice de impacto como The New England Journal of Medicine, The Lancet, Journal of American College of Cardiology, Circulation e European Heart Journal. É também revisor de vários periódicos científicos internacionais como Journal of the American Medical Association (JAMA), The Lancet, dentre outros. É editor de quinze livros nas áreas de Cardiologia, Medicina Intensiva e Clínica Médica, incluindo o livro oficial de Pesquisa Clínica do Duke Clinical Research Institute da Duke University e Diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e da Associação Brasileira de Nutrição.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.