CAMPEONATO ONLINE DE GINÁSTICA ACONTECE NO DIA 02 DE JULHO

Promovendo toda a comunidade ginasta da Bahia, a 1º edição do “CampeOnline Bahia de Ginástica” está com as inscrições abertas até o próximo dia 26 de junho, sexta-feira, nas modalidades Rítmica, Artística e Aeróbica. Através da site www.federacaobahianaginastica.com.br; o torneio é uma realização da Federação Bahiana de Ginástica (FBG), e conta com o apoio do Governo do Estado, Superintendência de Desporto do Estado da Bahia (SUDESB) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (SETRE) e parceria da Dicat Esportes.

Marcada para o próximo dia 2 de julho, quinta-feira, a partir das 17h, através do aplicativo Webinar Zoom, a cerimônia de abertura receberá a Seleção Brasileira de Ginástica das três modalidades (Rítmica, Artística e Aeróbica), tanto masculina como feminina, para um boas-vindas aos competidores. Atletas condecoradas como Bárbara Domingos e Natália Gáudio – Ginástica Rítmica Individual, e a Seleção Brasileira de conjunto de Ginástica Rítmica já estão confirmadas para o evento.

Entre as categorias do campeonato, disputarão atletas mirins (4 a 8 anos), pré-infantis (9 a 10), infantis (11 a 12), juvenis (13 a 15 anos) e adultos (acima de 16 anos), avaliados por uma comissão de 12 árbitros qualificados. As premiações serão destinadas para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada modalidade e categoria. O encerramento oficial das atividades acontece no dia 12 de julho.

Estimulando a participação de todos os ginastas do Estado, a competição inédita e de fácil acesso, visa oportunizar atletas das comunidades que sofrem os impactos socioeconômicos da crise do coronavírus (COVID-19) com a paralisação de treinos, torneios e a diminuição no ritmo das atividades. Conforme última pesquisa realizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), cerca de 50% dos atletas têm apresentado dificuldades para manter a motivação da prática esportiva durante a pandemia.

Ainda segundo o levantamento, financiar a carreira é o desafio de 27% dos desportistas. Para solucionar parte desses problemas, a realização de um torneio 100% online é a resposta encontrada pela Federação Baiana de Ginástica contra as consequências da crise. Levando reconhecimento a profissionais e amadores com transmissão em rede nacional, a competição revela novos atletas para o público, olheiros e patrocinadores da área.

Trazendo um regulamento técnico específico, com todas as normas cabíveis para os atletas realizarem suas apresentações em espaços reduzidos, o ‘CampeOnline’ atende as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades locais (Governo do Estado); respeitando o distanciamento social e evitando aglomerações com a transmissão e atividades exclusivamente digitais.

Além de retomar as atividades da ginástica esportiva na Bahia, a FGB também doará cestas básicas para a ASSOCIAÇÃO SJ VIVER BEM  (Ballet Gym Arte), localizada no bairro do Cassange — Rua 1 Travessa Norte 01. A ação, que acontece em paralelo às atividades da competição, visa ajudar crianças que perderam suas casas devido às fortes chuvas que atingiram a capital no mês de junho ou que se encontram em vulnerabilidade social.

Sonhando com a ginástica, as crianças recebem assistência da associação civil enquanto desenvolvem atividades esportivas através de profissionais voluntários. Ajudando a construir esses sonhos, a FGB fomenta a união da comunidade ginasta em prol da Ballet Gym Arte, levando itens básicos e renovando a esperança que o esporte tem sobre as pessoas.

Para mais informações sobre o torneio, acesse o site federacaobahianaginastica.com.br.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.