Black Friday sem fraude: conheça ferramentas que ajudam a acompanhar preços

Mesmo tendo sido criada nos Estados Unidos, a Black Friday já se tornou uma tradição no comércio brasileiro. O dia se popularizou pela promessa de aproveitar “mega descontos” em diversos produtos. Por outro lado, não é incomum se deparar com reclamações de consumidores na data.

Fraudes, produtos que não são entregues ou a prática de aumentar preços antes da data e então diminuir, inventando um desconto artificial para chamar atenção, estão entre as principais práticas da data, que chegou a ser apelidada de “Black Fraude” pelos consumidores por conta desses movimentos.

Por mais que o e-commerce tenha se firmado como ambiente robusto para a Black Friday, uma boa parte das compras costumava ser nas lojas físicas, onde a ‘maquiagem’ de preços era mais evidente, por exemplo com sobreposição de etiquetas. 

Mas, no ambiente virtual, identificar tais artimanhas fica mais difícil, e exige ou uma pesquisa com antecedência, anotando preços ao longo do tempo, ou um acesso ao histórico desse preço.

A prática do falso desconto ainda é o principal abuso na relação de consumo, o que reforça a importância do monitoramento. É provável, até, que desde agora muitos produtos já estejam com preços maquiados, ou seja, subiram para depois cair.

Para dar uma mãozinha, ou melhor, um olhar mais apurado para o consumidor, sites foram criados para registrar o histórico de preços do produto, livrando-nos do trabalho de fazer um acompanhamento manual. Muitos sites também disponibilizam plug-ins, ferramentas que podem ser instaladas em navegadores, como o Google Chrome, e usadas em sites de compras para comparar preços.

Veja os sites que ajudam os compradores a averiguar com segurança os preços de produtos:

Black Friday de Verdade

No site da campanha ‘Black Friday de Verdade’, há uma lista de lojas certificadas que se comprometeram com práticas honestas na ocasião, porque dão descontos reais, oferecem uma comunicação transparente e respeitam os direitos do consumidor.

O site também oferece a opção de baixar um plug-in com várias funcionalidades. Com ele, na página de um produto, é possível ver o histórico de preços, programar um aviso para quando o produto chegar a um determinado preço e comparar o valor com outras lojas. A extensão também encontra cupons que podem ser usados para aumentar descontos.

JáCotei

O site compara preços entre produtos e aponta o local com o maior desconto. Simples assim. É possível também programar notificações para determinados preços e ver o histórico de valores de um produto.

Além do site, há um plug-in e um aplicativo, ambos possuem as mesmas funcionalidades.

Proteste

A Proteste é uma entidade de defesa do consumidor, que também oferece uma extensão para navegador. Com ela, é permitido testar cupons, comparar preços entre lojas, receber avisos em caso de ofertas e analisar a variação do preço do produto com o tempo.

Buscapé

O site do Buscapé tem uma seção só para a Black Friday. Lá, dá para filtrar produtos de lojas por faixa de desconto, e encontrar produtos com o menor preço nos últimos 40 dias. Também é possível ativar notificações para ofertas vantajosas. A empresa também possui um app equivalente.

Zoom

Também com um espaço dedicado à Black Friday, o Zoom permite pesquisar produtos por faixa de preço e de desconto. É possível filtrar os produtos para descobrir onde estão os descontos maiores quando comparados a certos períodos de tempo, bem como pesquisar produtos de determinadas lojas.

ConfieAqui

Desenvolvido pelos responsáveis do ReclameAqui, o site alia duas funções poderosas. Ao mesmo tempo em que compara os preços entre lojas, oferece para o consumidor o acesso à reputação das empresas que estão fazendo as ofertas, o que ajuda a evitar cair em fraudes ou em armadilhas. Os filtros do site também providenciam a variação histórica dos preços de um produto e definem notificações para determinadas ofertas e preços.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.