Associação Baiana de Energia Solar realiza formatura da primeira turma de formação de instaladores fotovoltaicos

Em parceria com a Trecon e Prefeitura de Salvador, o evento ocorreu na sede do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SiMM), no Comércio

Nesta segunda-feira (08/07), foi realizada a formatura da primeira turma do curso gratuito de montador de sistemas fotovoltaicos. O evento, promovido pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS) em parceria com a Prefeitura de Salvador e com a TRECON, empresa de treinamentos associada à ABS, ocorreu na sede do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SiMM), localizada na Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto, no Comércio. “Para mim, é motivo de muita satisfação ver a quantidade de pessoas formadas. Isso me enche de orgulho. Trabalhar no mercado solar fotovoltaico, que carece de mão de obra qualificada, é um desafio. Os empresários sérios do setor fotovoltaico precisam de profissionais qualificados e formados por instituições respeitadas, como a nossa. Acredito muito na capacidade que esse curso tem de transformar vidas”, afirmou Marcos Rêgo, presidente da ABS. 

O evento contou com a presença de Ivan Euler, secretário da Prefeitura de Salvador. Ele destacou a importância do curso e a alegria de ver tantos formandos já empregados, ressaltando que quase 90% dos participantes do curso estão trabalhando. “É extremamente gratificante estar aqui hoje. Não há outra instituição com a qualidade da TRECON, nem com a capilaridade que conseguimos com a ABS. É um enorme prazer estar formando a primeira turma deste ano”, acrescentou Euler.

O curso gratuito, conduzido pela TRECON, tem como objetivo gerar emprego e renda, além de oferecer mão de obra qualificada para os associados da ABS. Alguns alunos que concluíram a formação já estão trabalhando na área. Com uma carga horária de 128 horas, o programa inclui aulas teóricas e práticas. Ao longo de 2024, serão organizadas cinco turmas de formação de instaladores fotovoltaicos, cada uma com aproximadamente 20 a 30 participantes, com recrutamento e seleção realizados pelo SIMM. 

A segunda turma já está em andamento, tendo começado em 26 de junho, com 29 alunos. “Nossa média é de 20 alunos por turma, mas oferecemos um pouco mais de vagas para que mais pessoas possam fazer o curso, principalmente porque o mercado solar está carente de profissionais. A procura é muito grande e quando a pessoa termina o curso, temos mão de obra qualificada na área solar e de segurança”, explicou Umaraci Nascimento, coordenador da TRECON.

Associação Baiana de Energia Solar (ABS)

Fundada em 2018, a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS) é a entidade que representa as pequenas, médias e grandes empresas de energia solar do Estado da Bahia e que tem quatro principais objetivos: capacitação técnica, atuação regulatória, assessoria jurídica e associativismo. Atualmente, a associação possui 75 associados no estado, incluindo integradores, distribuidores, fabricantes, geradores e consumidores. Mais informações: abahiasolar.org.br

Crédito das fotos: João Valadares