Associação Baiana de Energia Solar promove curso gratuito para instaladores fotovoltaicos

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), o curso gratuito de montador de sistemas fotovoltaicos tem duração de 128h com aulas práticas e teóricas

Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), a Associação Baiana de Energia Solar (ABS) inicia nesta segunda (20/05), a partir das 13h, a primeira turma do curso gratuito de montador de sistemas fotovoltaicos, que acontecerá na sede do Serviço de Intermediação de Mão de Obra (SiMM), na Rua Miguel Calmon, 506, Edifício Ouro Preto, no Comércio.

Com aulas teóricas e práticas, o curso tem duração de 128 horas e integra projeto da ABS que, ao longo de 2024, irá coorganizar cinco turmas de formação de instaladores fotovoltaicos, com cerca de 20 a 30 pessoas em cada grupo. De acordo com Marcos Rêgo, presidente da ABS, a expectativa é formar mais de 100 instaladores de sistemas fotovoltaicos até o final deste ano.

A Bahia é o segundo maior estado do país em termos de potência outorgada (que inclui as usinas que ainda estão em construção) para Geração Centralizada. “Ou seja, o mercado precisa de muita mão de obra para a construção dessas mega usinas, incluindo a importação de mão de obra de outros estados. Nesse sentido, temos a necessidade de mais políticas públicas como essa para fortalecer um estado que fechou 2023 com mais de 12% da população economicamente ativa em situação de desemprego”, esclarece Marcos.

Segundo o presidente, o principal objetivo do projeto é fortalecer o ingresso dessas pessoas formadas no mercado de trabalho, oferecendo a lista de concluintes para contratação pelas empresas de energia solar. “Dessa forma, além de contribuir para a geração de empregos e economia do estado, vamos oferecer mão de obra qualificada para os associados da ABS”, afirma.

As datas das próximas turmas serão divulgadas em breve, com recrutamento e seleção realizados pelo SIMM.

Associação Baiana de Energia Solar (ABS)
Fundada em 2018, a Associação Baiana de Energia Solar Fotovoltaica (ABS) é a entidade que representa as pequenas, médias e grandes empresas de energia solar do Estado da Bahia e que tem quatro principais objetivos: capacitação técnica, atuação regulatória, assessoria jurídica e associativismo. Atualmente, a associação possui 75 associados no estado, incluindo integradores, distribuidores, fabricantes, geradores e consumidores. Mais informações: abahiasolar.org.br

Na foto: Ivan Euler, Secretário Municipal da SECIS (Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência); ⁠Mila Paes, Secretária da SEMDEC (Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda); Marcos Rêgo, Presidente da ABS; ⁠Umaraci Lázaro, Sócio fundador da TRECON, empresa associada ABS que ministra o treinamento. Crédito: ABS/divulgação.