Artistas plásticos “baianizam” paredões do Grupo Aratu

One Kbça e TárcioV foram convidados para representar, em linhas e cores, a história e cultura locais, nas paredes da sede, em Salvador

Baiano raiz, o Grupo Aratu convidou os artistas plásticos One Kbça e TárcioV, também da terrinha, para transformar paredões em grandes obras de arte da sede da emissora do galinho, no bairro da Federação, em Salvador. A entrega das obras foi nesta sexta-feira (30), após mais de 15 dias, entre esboços, pinturas e retoques.

A iniciativa, segundo a CEO do grupo, Ana Coelho, reforça o compromisso e paixão da companhia pela Bahia. “Convidamos artistas locais que imprimem em seus trabalhos muita personalidade em seus estilos e conseguem representar, com perfeição, as pessoas, locais, histórias do cotidiano, cultura e temas regionais que pautamos todos os dias na TV Aratu, há mais de 50 anos. Além disso, o fato dos painéis serem externos permitem que o máximo de pessoas possam ver, ter acesso a essas artes tão lindas”, afirma.

One Kbça produziu “baianidade”, um painel de 200m², na parede externa do prédio, que mede 14 metros de altura. Ele explica que a ideia foi retratar a riqueza baiana não só da capital, mas também do interior. “Fiz um compilado que percorre todo o painel, não necessariamente havendo uma sequência”, explica o artista.

Já TárcioV caprichou no símbolo no painel que levou dois dias para concluir e batizou de “Antenados”, representando a conexão entre as pessoas e a televisão. Para ele, o espaço cedido é um marco na carreira: “a TV Aratu realocou artistas de rua para dentro do seu ambiente. Com certeza, é um marco divisório do meu trabalho, levando minha criação para uma empresa de difusão do entretenimento”.

Os artistas conversaram com Pablo Reis, no programa Liga da Madruga. Confira as entrevistas completas:

A arte e o azul de TarcioV

A baianidade na arte de One Kbça

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.