ARTESANATO DA BAHIA TERÁ RODADA DE NEGÓCIOS COM COMPRADORES E LOJISTAS

 

1ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia vai reunir lojistas e compradores do país, artesãos, arquitetos, decoradores, imprensa e profissionais do setor, de 24 a 26 de novembro, com atividades e atendimentos on-line e presenciais, das 10h às 18h, no Centro de Comercialização do Artesanato da Bahia, no Largo do Porto da Barra, 02, em Salvador. Os lojistas interessados podem agendar os atendimentos através do 71 99906-6746. A abertura do evento, transmitida através do Facebook e Youtube do Artesanato da Bahia, reunirá representantes do setor em uma live, no dia 24/11, às 10 horas.

A rodada foi criada para ampliar as oportunidades de comercialização do artesanato no estado e apresentar a sua capacidade produtiva para atender ao mercado nacional, gerando novos negócios. Em reuniões on-line ou presenciais pré-agendadas, cerca de 200 artesãos e grupos de várias regiões do estado oferecem seus produtos a lojistas, de acordo com os interesses de compras de cada um. Os compradores terão oportunidade de conhecer e se informar sobre os processos produtivos, as técnicas e materiais utilizados pelos criadores.

A Rodada de Negócios faz parte das Ações de Qualificação, Promoção e Comercialização do Artesanato da Bahia, realizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – Setre Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato, e pela Associação Fábrica Cultural.

“A Rodada de Negócios é mais uma ferramenta para resolver um dos principais gargalos do segmento artesanal, que é o escoamento da sua produção, além de fazer uma ponte direta entre um público comprador e os artesãos”, comenta Davidson Magalhães, secretário da Setre.

No evento, a participação presencial de lojistas e compradores será através de visita agendada no Centro de Comercialização, onde todos deverão respeitar as normas de segurança sanitária e distanciamento social. Além da exposição de produtos, o espaço físico contará com a participação de dez artesãos, que representarão grupos e territórios do estado. Ferramenta digitais também proporcionarão a participação de artesãs e artesãos e compradores espalhados por diversas cidades. Os encontros virtuais são pré-agendados entre compradores e ofertantes, para que possam estabelecer acordos necessários a uma melhor negociação.

“Qual a expressão da Bahia neste momento para o mercado de artesanato brasileiro? A pergunta inspira a Rodada de Negócios, que foi pensada como uma importante expressão de fomento e visibilidade para mostrar o que o Estado tem desenvolvido, apresentando os diferenciais, as novas técnicas e os nossos artesãos. É reposicionar o nosso artesanato, alcançando as principais vitrines do país e novos mercados. Não falamos apenas da compra específica, do comprador que vem até a Bahia, mas de vivenciar o turismo e a arte. A rodada vai reposicionar o segmento numa ação comercial e fazer com que a gente desenhe uma nova rota comercial”, afirma Teresa Carvalho, diretora de projetos da Fábrica Cultural.

VENDAS

Os curadores do evento buscaram artesãos e grupos com capacidade de entrega de produto com boa qualidade no acabamento e maturidade conceitual. Os produtos estarão organizados em um catálogo com fotos e fichas técnicas, que facilitará as vendas presenciais e online. O material será encaminhado exclusivamente para compradores cadastrados na Rodada de Negócios. Os pedidos serão supervisionados pela equipe de suporte do Artesanato da Bahia, garantindo que os artesãos realizem acordos eficazes e seguros do ponto de vista da produção e entrega.

Na Rodada de Negócios, as vendas de pronta-entrega correspondem a 30% da produção ofertada. No sentido de preparar uma oferta variada e atrativa, os consultores do Artesanato da Bahia vêm trabalhando na demanda sinalizada por lojistas sobre especificações de produtos e tipologias.

O encontro presencial será no Centro de Comercialização, que reúne mais de 7 mil produtos de Artesanato de todos os pólos territoriais do Estado da Bahia. Além de loja, ela funciona como ponto central de comercialização de artesanato, facilitando o acesso de lojistas e compradores a todos os artesãos cadastrados, como ceramistas e comunidades tradicionais, a exemplo de indígenas. Os lojistas interessados podem agendar os atendimentos (presenciais ou on-line) através do 71 99906-6746.

PROGRAMAÇÃO

24/11 – Live de abertura – 10 horas

           – Encontro presenciais agendados – A partir das 13 horas

25/11 –  Encontros presenciais agendados por telefone Manhã (a partir das 10hs) e tarde (13hs)

26/11 –  Encontros virtuais. Manhã e tarde

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.