APAE de Salvador celebra 57 anos de conquistas e desafios

Instituição reafirma o seu compromisso com os direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla

Nesta sexta-feira, dia 3 de outubro de 2025, a APAE de Salvador comemora 57 anos de atuação ininterrupta em favor das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Mais do que uma data comemorativa, o momento é de reafirmação do compromisso social que a Instituição mantém com milhares de famílias baianas.

É dentro de um cenário desafiador para as pessoas com deficiência, no Brasil, que a APAE de Salvador se destaca como referência, reafirmando diariamente seu papel fundamental na defesa dos direitos, na promoção da inclusão e na oferta de serviços essenciais. A Instituição atua com base em sua missão de “prevenir, cuidar, promover a inclusão e defender os direitos das pessoas com deficiência intelectual, do nascer ao envelhecer”.

Essa trilha de cuidado inicia-se com a prevenção, realizada por meio dos Programas de Triagem Pré-Natal e Neonatal, que colaboram diretamente para o diagnóstico precoce e a redução de agravos que podem impactar o desenvolvimento humano. Em 2024, foram realizados mais de 275 mil atendimentos e 35 mil gestantes foram triadas.

Durante toda a vida, da infância à fase adulta, o cuidado com a saúde é também realizado por meio do Laboratório de Análises Clínicas e do Centro Médico Especializado, que oferecem atendimento de excelência em diversas especialidades e, juntos, somaram, em 2024, mais de 190 mil atendimentos e 1,7 milhão de procedimentos.  Além disso, os serviços de habilitação e reabilitação são fundamentais para a promoção da autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Dando seguimento ao suporte que a APAE de Salvador oferece aos seus assistidos, a inclusão é promovida desde a base, com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), passando pelo Serviço Socioassistencial, que busca fortalecer vínculos familiares e comunitários, garantir proteção social e possibilitar a inserção no mundo do trabalho, assegurando dignidade e uma vida mais plena. Em 2024, foram 293 educandos e mais de 54 mil atendimentos no AEE, além de cerca de oito mil atendimentos no Serviço Socioassistencial.

Acima de tudo, a APAE de Salvador se destaca pela defesa diária dos direitos das pessoas com deficiência, com um pensar contínuo e ético, seja na articulação com o poder público, na participação em conselhos e fóruns, ou na luta por políticas públicas mais justas e inclusivas. A Instituição permanece firme na missão de representar e garantir as necessidades e particularidades desse público.

Para o presidente da APAE de Salvador, Derval Evangelista, a data marca mais do que uma trajetória, ela representa um compromisso renovado com cada pessoa atendida. “Celebrar 57 anos é reafirmar nosso compromisso de estar ao lado das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e de suas famílias. Cada atendimento é uma oportunidade de oferecer cuidado, escuta e apoio, promovendo inclusão e dignidade. É assim que seguimos construindo, a cada dia, uma sociedade mais justa, acolhedora e atenta às necessidades de todos”, afirma.

FOTOS: Divulgação Apae de Salvador
Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.