Mais de dez estudantes da Pan American School of Bahia (PASB) conquistaram medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, além de certificados de participação nas Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica 2019 (OBA). Os jovens foram convidados a participar das seletivas internacionais da avaliação, realizadas anualmente em todo território nacional, entre alunos do ensino fundamental e médio, organizadas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a agência Espacial Brasileira (AEB). As Olimpíadas têm com o objetivo fomentar o interesse dos jovens pela astronomia, astronáutica e ciências afins através da difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

Premiada com medalha de bronze, a aluna Katharina V. B. destacou que o título funcionou como um impulso para conquistar os desafios futuros. “Esta avaliação nos deu um impulso para alçar novos vôos e nos deu mais segurança para realizar os próximos processos seletivos”, revelou.

Lisonjeado em participar da Olimpíada na PASB, Artur O., que também conquistou medalha de bronze na OBA, contou que o resultado é reflexo da qualidade de ensino da instituição e do esforço dos alunos. “Foi um grande privilégio participar desta olimpíada que tem assuntos com os quais me identifico muito. Além disso, esse reconhecimento é essencial para nos dar mais segurança nas próximas avaliações”, disse o aluno.

O projeto foi coordenado pela professora de Estudos Sociais Brasileiros, Flávia Batista. Ela destacou que durante o processo, o estímulo para conciliar as demandas acadêmicas e a rotina de estudos para a OBA também foram essenciais para a excelência no resultado. “A ideia é manter o ritmo para as seletivas internacionais e orientar que o aluno tenha autoconfiança em seu potencial, porque eu sei que eles podem chegar no destino que desejam e estarei aqui acompanhando a jornada”, disse otimista.

Relação com alguns alunos premiados:

Camila C. B. – Medalha de Ouro

Luiza A. – Medalha de Prata

Pedro B. – Medalha de Prata

Nicholas A. – Medalha de Bronze

Katharina V. B. – Medalha de Bronze

Artur O. – Medalha de Bronze