Alunas do fundamental representam Bahia em Olimpíada Nacional de História

Neste sábado (26), acontece a final da 15ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB), onde as estudantes Ariane Ferrari de Azevedo, Clara Pastana Soares e Larissa Castro Suzart vão representar a Bahia. A prova será realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Antes de se classificar para a final, o trio passou por seis etapas eliminatórias, com a tutoria da professora de história Daniela Torres, e competiram majoritariamente com estudantes do Ensino Médio. Nesta última etapa, as alunas do oitavo ano do Villa Global Education vão disputar o ouro com outras 340 equipes de todo o país.

A primeira etapa da Olimpíada contou com a participação de 30,5 mil grupos. Na semifinal, a Bahia foi o terceiro estado com mais equipes classificadas (216), atrás apenas do Ceará (1016) e de São Paulo (293). “A cada etapa, as equipes vão se aprofundando nas pesquisas para elaborar respostas de caráter investigativo”, argumenta Daniela. A última etapa consiste em uma prova dissertativa onde o trio terá 4 horas para responder a 3 questões discursivas. No ano passado, o tema da final foi “Mulheres na História”.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.