Abase celebra 50 anos de atividade impulsionando o setor supermercadista na Bahia

Associação Baiana de Supermercados completa cinco décadas atenta à sustentabilidade e de olho no futuro dos negócios

Os principais nomes do segmento de varejo de alimentos do Estado estarão reunidos na próxima quinta-feira (7), no Solar Cunha Guedes Cerimonial, em Salvador, para celebrar os 50 anos de atividades da Associação Baiana de Supermercados (Abase), uma das mais fortes entidades associativas do país. O segmento celebra ainda, o fato de que, pela primeira vez na sua história, a Abase está sendo comandada por uma mulher, a empresária Amanda Vasconcelos, que vem se destacando na implementação de novas tecnologias no setor, apostando na sustentabilidade, inovação e, principalmente, no atendimento aos consumidores.

O setor supermercadista tem assumido um papel de destaque na economia baiana. É um dos setores que mais gera empregos, com milhares de postos, desde cargos operacionais até funções de gestão. Também é um dos setores que mais gera impostos e representa 7% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Para a presidente da Abase, Amanda Vasconcelos, ser a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Abase é uma conquista significativa e de muita representatividade. “Esta conquista não é apenas pessoal, mas representa um marco importante. É, ainda, uma clara demonstração de que as mulheres desempenham um papel vital e inovador nesse cenário, trazendo perspectivas diversas e habilidades valiosas para o crescimento sustentável do setor”, pontua.

Ao longo destes 50 anos, o setor supermercadista na Bahia vem trabalhando para a promoção de produtos locais e regionais, oportunizando o crescimento de pequenas e médias empresas e fortalecendo o cooperativismo agrícola. Ao estabelecer parcerias com produtores regionais, esses estabelecimentos não apenas enriquecem as prateleiras com produtos únicos, mas também injetam vitalidade nas economias da região. A rápida evolução tecnológica tem determinado novas maneiras de interação social e definido novos padrões comportamentais, com o uso de software com Inteligência Artificial (IA), por exemplo. A sustentabilidade também está no foco e as sacolas sustentáveis feitas de materiais de lixo industrial são uma tendência cada vez mais presente nos pequenos, médios e grandes negócios.

Na busca por aprimorar a qualidade da mão de obra no setor, diversas iniciativas de capacitação têm ganhado destaque. Programas de treinamento voltados para habilidades específicas, como atendimento ao cliente e gestão de estoque, têm sido implementados, a fim de elevar o padrão de serviço e oferecer oportunidades de crescimento profissional para os trabalhadores locais. Esta iniciativa reflete não apenas a busca pela eficiência operacional, mas também o comprometimento do setor em contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região.

Para o superintendente da Abase, Mauro Rocha, a Associação Baiana de Supermercados completar cinco décadas de atuação é um orgulho para todos e uma maneira de celebrar o presente, mas traçando novos planos rumo ao futuro. “Estamos comprometidos em inovar, adaptar e enfrentar os desafios que nos reservam os tempos atuais. Vamos fortalecer parcerias, investir em tecnologia e promover a sustentabilidade, assegurando que continuemos a ser líderes no fornecimento de produtos e serviços essenciais para toda a comunidade baiana”, garante Mauro Rocha.

A Abase foi presidida pelos maiores nomes do varejo local, que se tornaram grandes referências para o setor: o fundador Mamede Paes Mendonça (1973 – 1986), Aílton de Melo Messias (1986 – 1996), João Gualberto Vasconcelos (1996-1999 e 2003-2004), Luiz Fernando Mathias (1999 – 2002), José Humberto Souza (2005-2008 e 2021-2022), Teobaldo Luís da Costa (2009 – 2012), João Cláudio Andrade Nunes (2013 – 2016), Joel Feldman Junior (2017 – 2020) e agora, Amanda Vaconcelos.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.