A Panacéia celebra 18 anos com temporada especial de Meninas Contam a Independência em homenagem ao Dois de Julho

Meninas Contam a Independência - Marina Silva

Celebrar a Independência da Bahia é também reconhecer o protagonismo feminino na construção da história do Brasil. É com esse propósito que a premiada A Panacéia – grupA de teatro realiza uma temporada especial do espetáculo infantojuvenil “Meninas Contam a Independência”, em cartaz no Teatro Módulo, em Salvador. A montagem, indicada ao Prêmio Bahia Aplaude 2024 na categoria Melhor Espetáculo Infantojuvenil, terá apresentações nos dias 26 de julho e 2 de agosto, sempre às 11h, marcando também a celebração dos 18 anos de trajetória da companhia.

Em formato de peça-jogo interativa, o espetáculo transforma o palco em um grande tabuleiro onde cada desafio conduz o público por episódios marcantes da luta pela Independência do Brasil na Bahia. De forma lúdica, divertida e participativa, crianças, jovens e famílias conhecem personagens fundamentais da história, como Joana Angélica, Maria Felipa, Maria Quitéria, Urânia Vanério e a simbólica Cabocla, despertando o interesse das novas gerações pela memória, pela identidade baiana e pelo papel das mulheres na conquista da liberdade.

A narrativa começa quando duas atrizes encontram um misterioso jogo de tabuleiro. A partir desse encontro, elas embarcam em uma missão repleta de enigmas, desafios, música e brincadeiras, mostrando que coragem, inteligência e liderança podem estar presentes em qualquer menina.

“Uma missão eu te dou agora
Aceite e não vá embora
Veja bem que uma heroína
Pode estar em qualquer menina.”

Mais do que contar fatos históricos, “Meninas Contam a Independência” convida o público a participar ativamente da narrativa, fazendo com que cada sessão seja única. A montagem combina teatro, música original, humor, poesia e interação para apresentar a história de maneira leve e envolvente, estimulando o pensamento crítico e valorizando o legado das mulheres que ajudaram a construir a Independência da Bahia.

Em pouco mais de um ano de circulação, o espetáculo passou por escolas, hospitais, teatros e espaços culturais, além de integrar importantes eventos como o Festival Internacional de Guaramiranga (CE), o FIAC – Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia e o FIGA, consolidando-se como uma das produções infantojuvenis de maior destaque da cena teatral baiana.

A montagem segue ampliando seu alcance com participações confirmadas na Mostra Sesc de Artes para Infância, em Campina Grande (PB), além da circulação estadual “Refazendo a Rota da Independência”, que percorrerá cidades históricas baianas ligadas às batalhas da Independência, e da Circulação Nordeste, passando por espaços do Banco do Nordeste Cultural na Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Com direção de Lara Couto, dramaturgia de Ana Luisa Fidalgo e Camila Guilera, e atuações de Camila Guilera e Márcia Limma, o espetáculo reúne uma equipe de artistas comprometida em transformar a aprendizagem da história em uma aventura emocionante para espectadores de todas as idades.