6 tecnologias que revolucionaram a ida ao dentista

Anestesia sem agulha e sem dor, simulação de resultados pós cirúrgicos em 3D e procedimentos realizados com alta precisão já são realidade em algumas clínicas

Diante dos mais recentes avanços científicos, a ida ao dentista já não é mais a mesma. Se antes os pacientes precisavam investir tempo ou imaginar o desconforto de alguns procedimentos, hoje, as novas tecnologias mudaram absolutamente esse cenário e transformaram a ida ao dentista em um momento pleno de cuidado e bem-estar. E foi a partir desse conceito de atendimento e estrutura de SPA, seguindo a tendência da odontologia do futuro, que os dentistas e sócios da clínica boutique Spazio Concept, José Medeiros Filho, Júlia Torres e Dylton Neto, investiram em 6 tecnologias disponíveis no mercado que oferecem o máximo de conforto, otimização e segurança aos pacientes durante os tratamentos odontológicos. Saiba quais são:

  1. Controle rígido em relação a dor

Sabia que anestesia sem dor já é uma realidade? O injetor de anestesia computadorizada Morpheus representa o fim da dor em quase todos os casos com uma dose altamente precisa para o paciente. “O Morpheus substitui o dedo do dentista no controle da velocidade de injeção e na determinação da quantidade do anestésico a ser utilizada. Além da segurança, sua alta precisão nos permite anestesiar somente os dentes que serão tratados e não os lábios, a bochecha ou a língua do paciente, trazendo muito mais conforto até depois do procedimento”, explica o dentista José Medeiros Filho, especializado em odontologia estética.

  1. Anestesia sem agulha

Depois da anestesia sem dor, outra novidade é a anestesia sem agulha através do sistema injetor Comfort In, que promove uma injeção suave através de micro orifício. “O Comfort in injeta por pressão dosada, sem necessidade de uso de agulha, de forma muito eficaz em uma fração de segundo. Esse é um grande benefício para quem tem medo e fobia de agulhas, principalmente para as crianças, apesar de muitos adultos usarem”, comenta o dentista Dylton Neto, especializado em odontologia estética.

  1. Sedação consciente

Já para os pacientes com medo ou ansiedade na realização de tratamentos odontológicos, o destaque é a sedação por óxido nitroso. “É o que chamamos de sedação consciente”, explica a ortodontista Júlia Torres. “É uma técnica que utiliza o gás óxido nitroso (N2O) em conjunto com oxigênio com o objetivo de diminuir o desconforto, o medo e a ansiedade do paciente durante tratamentos odontológicos. Esse tipo de sedação acalma o paciente de um jeito rápido e seguro, mantendo a pessoa acordada e relaxada, podendo conversar normalmente com o profissional”, revela.

  1. Escaneamento digital

Já imaginou a cirurgia toda planejada no computador, em um equipamento que reproduz precisamente os detalhes da boca do paciente com imagens em 3D? Através da tecnologia de escaneamento digital CEREC, a boca do paciente é escaneada por meio de um software específico e o dentista pode elaborar um guia cirúrgico, garantindo alta precisão e agilidade na realização do procedimento. “Também é possível fazer simulações através de mock-ups, para que a pessoa veja no próprio rosto como será o resultado final”, destaca José Medeiros Filho.

  1. Procedimentos complexos de forma minimamente invasiva

O laser Litetouch é o mais moderno equipamento para a execução de retrabalhos de forma muito segura e minimamente invasiva, sem ruídos, vibrações ou necessidade de anestesia. A tecnologia utiliza o laser de alta performance para preservar o esmalte dentário e garantir a naturalidade do sorriso ao realizar restaurações, remoção de trabalhos antigos – como facetas, resinas e laminados cerâmicos; e pode ser aplicado em todos os tipos de tecidos e procedimentos clínicos e cirúrgicos que envolvam tecidos dentários, ósseos e gengivais. “Ele também permite que cirurgias como a gengivoplastia e procedimentos de recontorno gengival sejam feitos sem anestesia, assim como o peeling gengival para remoção da melanina”, afirma Dylton Neto. Além disso, o equipamento tem outras aplicabilidades clínicas nas mais diversas especialidades, pode ser utilizado na remoção dos aparelhos ortodônticos, sem tocar no esmalte, e remoção de tecidos cariados, sendo o método preferido pelas crianças.

  1. Microscopia digital

A microscopia digital é uma ferramenta de magnificação operatória que potencializa a visão do dentista e o permite identificar estruturas que não podem ser vistas a olho nu. Ele ilumina e amplia o campo operatório, aprimora a capacidade de detectar a complexidade anatômica e suas estruturas internas e externas, gerando resultados mais previsíveis e satisfatórios. “O microscópio operatório é uma ferramenta imprescindível, pois potencializa a minha visão e permite a realização de tratamentos mais delicados e complexos. Todo tipo de reintervenção só é possível com o microscópio. O diferencial, além de trabalhar em casos complexos, é oferecer mais qualidade no tratamento para o paciente”, avalia Júlia Torres.

 

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.