4 Dicas para manter a saúde bucal no verão

Photo of positive dark skinned woman has fun and holds delicious cold ice cream, covers eye with popsicle, has broad smile, dressed in domestic clothes, isolated on pink wall. Summer, joy, eating

A estação mais quente do ano é marcada por fugas da rotina e muita diversão, o que pode acabar afetando a saúde dos dentes

Com o verão em alta, muita gente aproveita para sair da rotina com longos passeios ao ar livre, idas à praia e viagens, o que aumenta o consumo de doces, bebidas geladas e alimentos ácidos. O problema é que esses hábitos podem comprometer a saúde dos dentes sem o cuidado adequado, alertam os dentistas e sócios do Ateliê Cangussu & Ferraz, Raphael Cangussu, Davi Ferraz e Danilo Ferraz. “Como as pessoas passam mais tempo fora de casa nessa época, acabam relaxando e descuidando da saúde dentária, por isso, há uma maior incidência de cáries, erosão ácida e traumatismos dentários”, conta Danilo Ferraz.

Juntos, os dentistas reuniram quatro dicas para evitar problemas e manter boca e dente saudáveis durante a estação mais quente do ano:

1.    De olho na alimentação

Como a rotina muda no verão, os hábitos alimentares também ficam mais relaxados, explica Raphael Cangussu. “A gente identifica um consumo maior de alimentos cariogênicos (que provocam a cárie), como sorvetes, picolés, doces e carboidratos. Esses alimentos estimulam a proliferação do biofilme, que é uma camada bacteriana sobre o dente”. Já a ingestão constante de bebidas ácidas e alcoólicas, como refrigerantes, cervejas, caipirinhas e sucos de frutas como laranja e limão, além de tornar o ambiente bucal mais suscetível ao desenvolvimento de cáries, pode provocar ainda alterações no hálito. “O leite dos sorvetes, assim como a cerveja, tem a capacidade de formar uma película sobre a língua, fazendo com que fique branca e causando halitose depois de um tempo. Para evitar o mal hálito, o ideal é beber água e fazer bochechos. Além disso, é preciso ter atenção redobrada na hora da escovação higienizando, inclusive, a língua com raspadores ou mesmo com a escova”, indica o dentista.

Os alimentos cítricos e ácidos, presente em bebidas refrescantes, também reduzem o pH do ambiente bucal, deixando os dentes mais susceptíveis a erosão ácida, cáries e aumento da sensibilidade”, explica Davi Ferraz. O dentista destaca, no entanto, que não é necessário retirar esses alimentos da dieta, mas evitar escovar os dentes imediatamente após o consumo e fazer bochechos com água. “O ideal é esperar cerca de 30 minutos para dar tempo de restabelecer o pH bucal”. A mesma dica do bochecho vale para alimentos de pigmentação escura, como o açaí, que podem acabar manchando os dentes se consumidos em excesso e sem a higienização necessária.

2.    Dentes saudáveis em qualquer lugar

Pra manter os dentes sempre limpos e evitar o acúmulo de resíduos de alimentos com alto teor de açúcar (cariogênicos), que ainda prejudicam o hálito, é muito importante ter sempre em mãos um kit de higiene bucal com escova, pasta e fio dental. “Como a gente passa mais tempo na rua, na praia, em passeios ou festas, vale a pena ter um kit básico no carro ou na bolsa. Não há problemas em cometer excessos um dia ou outro, o problema é fazer da má higiene bucal um hábito”, destaca Danilo Ferraz. Também é muito importante cuidar da saúde dos lábios e investir em protetores e hidratantes labiais para evitar rachaduras, ressecamentos e até mesmo feridas provocadas pelo excesso de sol na região.

3.    Foco na prevenção

Como no verão alguns hábitos podem se desregular, o check-up odontológico com limpeza se faz ainda mais necessário para garantir um sorriso saudável. A profilaxia periódica é fundamental para remover acúmulos que ficam mesmo após a escovação, detectar problemas e atuar de forma preventiva, comenta Raphael Cangussu. “Mesmo com a higienização diária realizada em casa, o acúmulo do biofilme bacteriano sempre vai existir em algum grau, e muitas vezes de forma imperceptível para o leigo. Possivelmente também poderá ocorrer a formação de cálculos dentais. Essas condições podem resultar em cáries, inflamações gengivais e outros problemas, como periodontites e até mesmo a perda do dente em casos mais graves. Por isso que o acompanhamento profissional se faz tão necessário”.

4.       Cuidado com acidentes

Por conta da maior quantidade de passeios e brincadeiras em piscinas e parques de diversão, é no período das férias de verão que aumentam os casos de acidentes com quedas e traumatismos dentários, principalmente entre as crianças. Davi Ferraz orienta que, caso o dente ou uma parte dele caia, o mais indicado é colocá-lo em um recipiente com soro fisiológico, leite, saliva ou água filtrada, e procurar imediatamente o dentista para avaliar a possibilidade de reimplante. “Quanto mais rápido for o atendimento, maiores são as chances de recuperar o dente”, avalia.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.