Alimentação saudável está na moda: como o movimento fitness atinge o mercado gastronômico

Crédito das fotos: Divulgação

A comida saudável deixou de ser sinônimo de restrição para ocupar um novo lugar no comportamento contemporâneo: o de escolha inteligente, prazerosa e alinhada a um estilo de vida ativo. Impulsionado pelo movimento fitness, pela busca por bem-estar e pela valorização da experiência à mesa, esse novo olhar sobre a alimentação vem movimentando o mercado gastronômico.

O contexto traz um consumidor mais consciente, exigente e interessado em saber o que está no prato, de onde vêm os ingredientes e como aquela refeição se encaixa na rotina. O resultado é o surgimento e crescimento de restaurantes, cafeterias e marcas do setor alimentício que apostam em ingredientes naturais, opções funcionais e preparos equilibrados sem abrir mão de sabor, estética e experiência.

Um dos cases de sucesso é a Healthy por Victória Cintra. À frente da marca, a empresária Victória Cintra transformou a proposta de comer bem em um conceito gastronômico completo, que une saúde, técnica, sabor e criatividade. Fundado em 2019, o Grupo Healthy já tem hoje quatro unidades (Salvador Shopping, Shopping Barra, Shopping Cidade/Fitbike e Race Bootcamp/Alameda das Espatódeas), além de uma fábrica própria de insumos.

“Quando a forma de pensar a elaboração e a apresentação das receitas muda, um grande universo se abre e você estabelece uma outra relação com os clientes. A Healthy tem comidas nutritivas, com proteína, sem lactose, sem glúten, sem açúcar, mas o cardápio é diversificado e cheio de sabores, superando totalmente aquela ideia de que comida saudável é só folha ou é sem graça”, diz Victória.

O cardápio de 2026 do restaurante reforça esse posicionamento, apostando em combinações complexas que vão desde o café da manhã até o lanche, passando pelo almoço e jantar. Logo no café da manhã ou brunch, a experiência começa com a super tendência dos bowls e toasts, além dos clássicos, como tapiocas, crepiocas, cuscuz e bolos saudáveis. Eles podem ser combinados com os shakes de proteína. Um dos exemplos é o Shake Banoffee, feito com doce de leite, leite sem lactose, canela, proteína de baunilha e farofa de nuts.

Ainda nas refeições, há cinco opções de saladas e os pokes, que também são grande tendência, não podem faltar. Na lista de entradas ou pratos frios, chamam a atenção o steak tartar com batata doce, folhas verdes e vinagrete; o salmão curado com vinagrete de manga; e o ceviche de salmão com camarão e chips de batata doce.

Nos pratos principais, os destaques são o atum selado na crosta de gergelim com espaguete de pupunha ao molho de queijo e teriyaki healthy, o risoto de arroz negro com camarão e burrata, o medalhão de filé com nhoque de banana da terra ao molho de queijo sem lactose, e a costela desfiada prensada e glaceada no molho agridoce com mil folhas de aipim assado e coulis de pimentão vermelho defumado.

Completando a diversidade do cardápio estão ainda opções de hambúrgueres feitos com pão sem trigo e que têm batata doce rústica como acompanhamento e pizzas saudáveis. Bowls de açaí, salgados e doces finalizam o menu, ao lado de bebidas funcionais que dialogam com o autocuidado. Entre elas estão shots de detoxificação e vitalidade, sucos de imunidade e detox, além de drinks saudáveis sem álcool, como o “Verão o ano todo”, feito com geleia de morango, água com gás, limão e hibisco.