Tradição e Sustentabilidade no dia 02 de fevereiro

Mais uma vez, o babalorixá e antropólogo Rodney William, faz de Salvador sua casa e se integra à cultura local, ao aproveitar os ensaios para o Carnaval e organizar compromissos espirituais importantes.

A Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, que acontecerá nesta sexta-feira (2), é um dos momentos especiais em que o povo baiano e os turistas aguardam ansiosamente. Em mais de 100 anos de tradição, a celebração agora transborda o significado religioso, visto que, nos últimos anos, tem sido pensada e preparada para ser, cada vez mais, sustentável.

Iemanjá, a grande mãe do povo brasileiro, tornou-se um símbolo do feminino. Para além dos estereótipos de vaidade e da profunda ligação afetiva com seus filhos e filhas, a rainha do mar representa um elo na diversidade. Apesar de sua presença ter se consolidado no imaginário das pessoas de diferentes formas, continua evocando a importância da mulher na organização social e manutenção da vida.

O ritual de oferenda de presentes faz parte desta celebração da data. E há uma convocação para aumentar a conscientização do público para que tenha cuidado ao escolher seus presentes, a fim de garantir a preservação ambiental nesta cerimônia, seguindo os ensinamentos da Mãe Stella de Oxóssi e algumas autoridades religiosas. Em sua famosa embarcação, Pai Rodney reforça, na prática, como é possível juntar tradição e sustentabilidade neste rito à Rainha do Mar, junto aos filhos e filhas do Ilê Obá Ketu Axé Omi Nlá vindos de São Paulo, Rio de Janeiro e os que residem em Salvador. 

Iniciando com os ritos propiciatórios dedicados a Exu, seguem a preparação dos elementos sagrados e comidas e concluem-se com a entrega dos presentes de Oxum no Dique do Tororó, às 22h do dia 1 de fevereiro, e de Iemanjá, no dia 2, às 7h30 da manhã.

Este ano, a escuna organizada por Pai Rodney sairá do Terminal Marítimo da Bahia e contará com uma linda recepção dentro dos preceitos do candomblé com rezas e cânticos para Iemanjá. Alinhado com essa convocatória para uma Festa de Iemanjá mais sustentável, todos presentes poderão participar da palestra explicativa sobre como o presente pode ser preparado dentro dos preceitos do candomblé e obedecendo os critérios de preservação da vida e da natureza. Entre as empresas apoiadoras desta iniciativa para uma festa mais sustentável, está a Coca-Cola Brasil.

Queremos impulsionar esta ação, como um exemplo prático para minimizar impactos ambientais e contribuir para conscientizar o público durante uma das manifestações culturais mais simbólicas e importantes para a comunidade local. Dar suporte às diferentes iniciativas que impactam positivamente as comunidades e o planeta é um dos nossos pilares globais como empresa. Essa é a razão pela qual estamos apoiamos essa celebração“, destaca Katielle Haffner, Diretora de ESG da Coca-Cola Brasil

Para a celebração, já confirmaram presença Pathy Dejesus (atriz e DJ), Cinnara Leal (atriz), Luana Xavier (atriz e apresentadora), Maria Gal (atriz e apresentadora), Thiago Almasy (ator e diretor), Neyzona (artista e influenciadora), Spartakus (cantor), Fause Haten (estilista), Uran Rodrigues (produtor e influenciador), Vania Catani (cineasta e produtora), Raphael Montes (autor e escritor), Xenia França (cantora), entre outros.