Saúde do homem: o segredo está na prevenção

Sabe por que o calendário de saúde nacional dedica um mês inteiro à prevenção do câncer de próstata – campanha Novembro Azul? Porque é um dos tipos de tumor maligno mais incidentes no mundo. O câncer de próstata equivale a 7,1% de todos os valores de cânceres considerados. Um em cada oito homens será diagnosticado com a doença ao longo da vida. E quanto mais cedo é feito o diagnóstico, maiores as chances de cura. Por isso, é fundamental o acompanhamento médico regular com a realização de exames de rastreio específicos. 

O câncer de próstata ocorre a partir da proliferação anormal e descontrolada das células da próstata – glândula que integra o sistema reprodutor masculino e tem o tamanho de uma noz. “A doença no seu estágio inicial (fase em que pode ser totalmente curada) não promove o aparecimento de nenhum sinal ou sintoma e, portanto, só poderá ser diagnosticada através da avaliação urológica específica realizada no consultório médico com o auxílio de exames de laboratório e de imagem”, reforça o urologista do Itaigara Memorial Urologia, Cássio Pugas

“O exame físico (toque retal) é fundamental para identificar qualquer alteração na glândula prostática e deve ser realizado anualmente a partir dos 50 anos de idade na população geral e a partir dos 45 anos nos homens negros e naqueles que possuem histórico de parentes de primeiro grau com a doença. O diagnóstico também inclui exame de sangue do antígeno específico da próstata (PSA) e, caso haja alterações, outros exames devem ser indicados, como a Ressonância Multiparamétrica da próstata e a biópsia prostática guiada por ultrassom”, afirma Cássio Pugas.

Além do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o urologista é responsável pela saúde masculina em toda a sua integralidade, incluindo a atenção à disfunção sexual (ejaculação precoce e disfunção erétil), deficiência androgênica do envelhecimento masculino (DAEM), cálculos urinários, síndrome metabólica, dentre outras associadas ao estilo de vida pouco saudável.

Conheça 10 dicas para prevenir o câncer:

1. Mantenha o peso adequado e pratique atividade física;

2. Consuma uma dieta rica em vegetais (frutas, verduras, leguminosas, grãos integrais);

3. Limite o consumo de fast food e alimentos processados ricos em gordura, amido e açúcar;

4. Modere na carne vermelha e processada;

5. Reduza a ingestão de bebidas açucaradas;

6. Diminua o consumo de bebida alcoólica;

7. Para as mães: amamentem seus bebês;

8. Não fume;

9. Evite exposição solar em excesso;

10. Realize todos os checkups e exames de rastreio regularmente. Cuide-se!

O Itaigara Memorial possui uma equipe completa de urologistas que realizam, desde consultas clínicas e exames até cirurgias no Itaigara Memorial Hospital Dia. Não adie o cuidado com a sua saúde e mantenha seus exames preventivos em dia de novembro a novembro. 

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.