PESQUISA DA PWC DIZ QUE SERVIÇOS DE STREAMING NO BRASIL CRESCERÃO 16% AO ANO ATÉ 2023

O mercado de mídia e entretenimento está em franca expansão no Brasil, ficando em primeiro lugar na América Latina. O panorama foi divulgado pela Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC, que mapeia os gastos de anunciantes e consumidores em 53 países em 14 segmentos com projeções de crescimento até 2023.

Entre os destaques, o serviço de vídeo OTT (streaming), que ocupa o primeiro lugar no país entre os segmentos de maior potencial de crescimento, com uma média de 16% ao ano. Com isso, as receitas de streaming no Brasil devem mais que dobrar, saltando de 615 milhões de dólares, em 2018, para 1,6 bilhão de dólares em 2023.

Logo em seguida, o segmento que mais deve crescer no país é o de publicidade digital, que pode chegar a 12,8% em 2023. Com isso, o Brasil fica em quarto lugar no ranking mundial (atrás da Índia, Nigéria e China), além de se manter acima da média global de crescimento, que tem projeção de 9,5%.

No ranking mundial entre os 12 maiores países, o mercado de mídia e entretenimento do Brasil conquista aterceira maior taxa de crescimento, com 5,5% até 2023. O país fica atrás apenas da China e da Índia e acima da média global, que é de 4,3%.

Quando analisado o cenário nacional, os números demonstram que os gastos e investimentos na área devem subir de 36 bilhões em 2018, para 47 bilhões de dólares em 2023. Desse total, 13 bilhões serão destinados a publicidade, 14 bilhões à consumo e 19 bilhões para acesso à internet. No mundo, o crescimento pode chegar a até 2.601 bilhões de dólares até 2023.

A conclusão da pesquisa da PwC aponta que esse é o momento da personalização. “Alimentada pela tecnologia e evolução do comportamento do cliente, a onda de personalização não mostra sinais de diminuir. Muito pelo contrário. O consumidor está em busca de experiências adaptadas às suas preferências e contextos e as empresas devem usar os dados e padrões disponíveis para lançar seus produtos de maneira personalizada. O desafio está em saber utilizar esses dados de forma correta e ativa, sem deixar de estabelecer uma relação de confiança com o cliente”, declara o sócio líder da PwC Brasil no Nordeste, Luciano Sampaio.

 

Sobre a PwC

Na PwC, o nosso propósito é construir confiança na sociedade e resolver problemas importantes. Somos um Network de firmas presente em 158 países, com mais de 236.000 profissionais dedicados à prestação de serviços de qualidade em auditoria e asseguração, consultoria tributária e societária, consultoria de negócios e assessoria em transações. Saiba mais sobre a PwC e nos diga o que é importante para sua empresa ou carreira, visitando nosso site: www.pwc.com

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.