Obesidade e infertilidade

 

Você sabia que a obesidade interfere diretamente na fertilidade? Assim como a doença atinge a produção hormonal masculina, ela também prejudica os hormônios femininos.
“O acúmulo excessivo de gordura corporal atrapalha tanto a produção quanto a metabolização do estrogênio, acarretando problemas de ovulação”, explica a médica Sofia Andrade, especialista em reprodução humana. “A qualidade de óvulos pode ser uma consequência das disfunções hormonais causadas pelo sobrepeso”, complementa.
Vale salientar que mulheres obesas têm maior risco de complicações obstétricas e o dobro de risco de abortamento e prematuridade, além de estar associada a doenças cardíacas e diabetes. “Todos esses fatores possuem relação direta com a fertilidade, por isso é importante buscar ajuda e tentar um tratamento multidisciplinar em relação à obesidade e à infertilidade”, alerta Dra. Sofia.
Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.