Entrevista: Diretora da TIM apresenta as novidades do 5G durante o Festival de Verão

A TIM vai estrear como patrocinadora master do Festival de Verão de Salvador, que acontece em Salvador nos dias 28 e 29 de janeiro. Com muita tecnologia, a marca irá promover o primeiro grande evento da capital baiana após o lançamento do 5G, levando experiências inovadoras com a rede de quinta geração, além de conexão plena para os clientes em meio a um público estimado em 40 mil pessoas. Pensando nessa novidade, a Revista Yacht Mais traz uma entrevista exclusiva com a Diretora de Comunicação e Marcas da TIM, Ana Paula Castello Branco. Confira a seguir:

  1. O Festival de Verão da Bahia foi suspenso por dois anos, por causa da pandemia, e em 2023 o evento volta com um sentimento forte de reencontro e inovação. Algumas mudanças são notadas, como a chegada da nova tecnologia 5G ao evento, algo que não tínhamos no passado. O que podemos esperar com isso?

Para a TIM é um prazer imenso fazer parte, como patrocinadora master, do Festival de Verão de Salvador, que é um dos maiores festivais de música do Brasil e tem um simbolismo enorme para o público baiano. Estamos trabalhando ao máximo para proporcionar experiências inéditas. Sabemos da importância do evento no cenário cultural da Bahia e do Brasil e é muito gratificante fazer parte disto, especialmente pela relevância desse momento de retomada de grandes eventos, tanto para a economia quanto para as pessoas poderem se reconectar.

O mais legal é que o Festival já vai acontecer em uma outra realidade tecnológica, com o 5G em pleno funcionamento em todas as capitais do país. Posso garantir que o 5G da TIM vai estar ‘bombando’ no festival. Instalamos sete antenas 5G em toda a área do evento, ao mesmo tempo em que ampliamos a cobertura da rede na cidade toda. Já tivemos uma experiência muito positiva com a tecnologia em grandes festivais, com o Rock in Rio no ano passado, e para o Festival de Verão, nossa expectativa é que 20% do tráfego de dados na nossa rede já aconteça no 5G.

Cabe lembrar que o 5G é uma tecnologia que transforma completamente as possibilidades de uso do celular em locais com grande público, como os festivais de música. Ele suporta mais acessos simultâneos e com alta qualidade de navegação, além de aprimorar a experiência no 4G ao liberar espaço de tráfego.

Além disso, planejamos experiências 5G para o público conferir durante os shows. Um dos destaques é a câmera 360° conectada no palco, que transmite imagens em tempo real para óculos de realidade virtual disponíveis no estande da empresa, permitindo que os frequentadores da festa estejam ainda mais imersos nas apresentações.

  1. No line-up do festival é possível identificar uma diversidade de artistas e encontros de peso. O que representa para a TIM patrocinar um festival desse porte? Qual a expectativa?

A TIM tem a música em seu DNA. E diversidade e inclusão fazem parte dos pilares da nossa empresa. Por isso, o match com o Festival de Verão de Salvador foi instantâneo, e para nós ainda mais simbólico e relevante. Foi, justamente, essa preocupação com a diversidade e a proposta de encontros inovadores que nos atraiu para o projeto. Em todas as iniciativas da nossa plataforma de música buscamos essa pluralidade de artistas, de gêneros, seja em ações proprietárias ou patrocinadas. Esse evento está muito em linha com os valores da TIM, de liberdade, respeito e coragem, que procuramos seguir dentro da empresa e também nas parcerias firmadas. Se depender de nós, será um festival inesquecível.

  1. A TIM também montou um time de influenciadores para participar do Festival de Verão, como chegaram à escolha desses nomes?

Escolhemos um grupo diverso, em linha com os valores da TIM e do Festival de Verão. A ideia é reforçar o nosso posicionamento de apoio à música e mostrar como a nossa tecnologia proporciona novas experiências em eventos. Por isso, nomes como Linn da Quebrada, Rafa Kalimann, Ney Lima, Lore Improta, Leozito Rocha, dentre outros, estarão liderando a cobertura do evento em nossas redes sociais, levando  a experiência do primeiro festival 5G da capital baiana para quem acompanhará de casa. Foi também uma ação que deu muito certo nos últimos eventos em que participamos, com destaque novamente para o Rock in Rio, quando fomos a segunda marca mais comentada nas redes sociais, com 85 mil menções.

  1. Como foi a experiência da TIM no Rock In Rio? Ativações feitas lá serão replicadas aqui em Salvador?

Posso dizer que o Rock in Rio Brasil 2022 foi um evento marcante para a TIM em vários aspectos. Foi muito importante, porque marcamos presença no primeiro grande festival de música do Brasil no pós-pandemia e tínhamos ativado a rede 5G alguns dias antes. Pudemos testar com sucesso uma das principais características do 5G, que são os acessos simultâneos e oferecemos ao público um estande com ativações que nos fez receber mais de 20 mil pessoas em nossos espaços na Cidade do Rock. Todas as experiências positivas serão replicadas para o Festival de Verão, que ainda, com um acréscimo literalmente muito grande: uma roda gigante, que promete ser sucesso entre o público.

  1. A TIM tem falado muito de música, dá para notar que é essencial na estratégia de marca da empresa. Podemos esperar novos eventos de música aqui no Estado?

A TIM retomou, no ano passado, sua plataforma de música, depois de um breve hiato provocado pela pandemia. Sempre fomos reconhecidos como grande incentivadora de projetos musicais no Brasil. Ano passado, além do Rock in Rio, patrocinamos e promovemos iniciativas como o TIM Music Rio – maior festival gratuito de música, realizado na Praia de Copacabana; o Festival TIM Music Mulheres Positivas, para exaltar o talento de grandes cantoras; e o TIM Music Maranhão, primeiro projeto proprietário no Nordeste. Para 2023, vamos seguir alinhados com esses grandes projetos de cultura e o Nordeste está no nosso radar, por ser uma região importantíssima para a TIM e rica cultural e musicalmente.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.