Entenda por que o rosto fica mais oleoso no verão

A pele oleosa precisa de cuidados extras durante o verão para conquistar uma aparência sequinha, iluminada e saudável

No verão, é comum que a pele fique com uma aparência mais brilhosa do que o normal. As altas temperaturas e a maior umidade do ar podem causar um aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Em resposta ao calor, produzimos mais oleosidade como forma de proteção da pele. As dermatologistas da Clínica inDerm, Camila Sampaio Ribeiro e Fernando Ventin, explicam porque isso acontece.

“O sol estimula o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Além do mais, o aumento do suor também contribui para que a pele fique mais oleosa. Outro fator que influencia no agravamento do quadro é o uso de filtros solares muito pesados”, explica a dermatologista Camila Ribeiro. Confira a seguir alguns erros que podem estar comprometendo a saúde da sua pele:

● Lavar o rosto mais de 2 vezes ao dia;

● Não hidratar o rosto;

● Expor o rosto ao sol;

● Tomar banhos muito quentes;

● Usar filtro solar de corpo no rosto A boa notícia é que existem diversos produtos dermatológicos, capazes de manter a oleosidade sob controle. “O ideal é lavar o rosto regularmente com sabonetes adequados, além disso o paciente pode utilizar loções de controle da oleosidade. Manter a pele hidratada também reduz a oleosidade”, orienta a dermatologista Fernanda Ventin.

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.