Dor nas costas: 5 dicas para alívio durante a gravidez

Ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr., explica os motivos para o surgimento da dor durante a gestação

É muito comum a gestante começar a sentir dor nas costas logo no início da gravidez. Isso acontece devido ao aumento da progesterona e de relaxina na corrente sanguínea, que faz com que os ligamentos da coluna e do sacro fiquem mais frouxos. As alterações hormonais, aliadas ao ganho de peso acabam desencadeando a dor, que pode ser no meio das costas ou na parte final da coluna, como explica o médico ortopedista especialista em coluna, Djalma Amorim Jr.

“Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por diversas mudanças, causadas pelas alterações hormonais e pela expansão do útero. Entre elas, a mais nítida é o crescimento da barriga da mulher, que ocorre de acordo com o desenvolvimento do feto – sendo o ‘grande culpado’ pelas recorrentes dores nas costas, especialmente no 2º e no 3º trimestres de gestação. Quanto maior o útero, mais pressão ele faz ao redor dos vasos sanguíneos, reduzindo o volume de sangue para a parte inferior da coluna. Com isso, vêm as dores frequentes na região”, explica Djalma.

A presença de dor nas costas antes de engravidar também aumenta as chances da mulher sofrer com este sintoma durante a gestação. “As dores nas costas podem ser mais intensas em gestações gemelares, por exemplo, ou quaisquer outras condições em que o útero fica mais distendido, como se houvesse aumento do líquido amniótico na gravidez”, completa o ortopedista.

As dores nas costas podem dificultar a mobilidade e causar alguns transtornos ao bem-estar da mulher nessa fase, podendo tornar processos considerados simples, como se levantar, sentar-se e caminhar, mais difíceis. Felizmente, é possível adotar métodos capazes de amenizar esse desconforto, permitindo que a futura mamãe atravesse a gestação de forma mais saudável e tranquila.  

Confira 5 dicas para aliviar a dor nas costas na gravidez:

  1. Use compressa quente – Tomar um banho quente, direcionando o jato de água do chuveiro para a região onde dói ou aplicar uma bolsa de água quente sobre um pano por 30 minutos é uma boa forma de aliviar a dor;
  2. Usar almofadas entre as pernas para dormir de lado – Ou por baixo dos joelhos quando dormir virada de barriga para cima também ajuda a acomodar melhor a coluna, reduzindo o desconforto;
  3. Fazer alongamentos – Deitar de barriga para cima, com as pernas dobradas, segurando apenas uma perna de cada vez, posicionando as mãos por trás das coxas. Com este movimento a coluna lombar é retificada trazendo alívio imediato da dor nas costas. Este alongamento deve ser mantido por pelo menos 1 minuto de cada vez, controlando bem a respiração;
  4. Praticar exercícios regularmente – Boas opções são hidrocinesioterapia, natação, Yoga, Pilates, mas a caminhada diária, por cerca de 30 minutos também tem ótimos resultados no alívio da dor;
  5. Usar remédios – Em alguns casos, pode ser necessário passar uma pomada anti-inflamatória. Para isso, deve-se consultar o médico antes do seu uso.

Preparação antes da gravidez

A melhor forma de prevenir as dores nas costas é planejar a gravidez e começar a preparar o condicionamento físico antes da gestação. Manter uma vida ativa ajuda a evitar os incômodos, assim, a mãe terá uma gestação mais saudável, gerando mais disposição e menos dores. Se a mulher já tem algum antecedente de dor nas costas por outras razões, é importante que ela se prepare, ou seja, já faça antes um trabalho de reforço muscular local para, durante a gravidez, tentar manter essa rotina.

“Importante lembrar que, caso as dores estejam muito intensas, a gestante deve procurar ajuda médica. Também é importante procurar ajuda se perceber os sinais de alarme como a dor deixar de ter o padrão usual e passar a ter uma intensidade mais grave, por exemplo. Essas são algumas circunstâncias que podem requerer atendimento profissional”, finaliza Djalma Amorim Jr..

Gabriela Bandeira
Comunicativa, antenada e com atuação há mais de 16 anos na área de assessoria de comunicação, Gabriela Bandeira é jornalista formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com curso de extensão na Universidade de Jornalismo de Santiago de Compostela (Espanha). Em 2019, reuniu toda a sua experiência e expertise em comunicação estratégica e conteúdos digitais, com atuação há mais de 12 anos no segmento de shopping center, e abriu a própria agência: a Comunicando Ideias. Filiada à Associação Brasileira de Agências de Comunicação (ABRACOM), possui alcance na Bahia e outros estados do Nordeste.