Colégios investem em turmas diferenciadas para conquista de vagas nas universidades mais concorridas do país e do exterior

Foto: Divulgação | Assessoria

Passar em um dos vestibulares mais concorridos do país ou ingressar em uma universidade internacional é um grande desafio. Pensando nisso, colégios têm cada vez mais investido em diferenciais que viabilizem a conquista de uma vaga nessas instituições por parte dos seus alunos. O Colégio Integral, por exemplo, criou, há 10 anos, a Turma de Alta Performance, conhecida como TAP. “O colégio possui uma equipe de professores renomados e experientes, além de contar com o apoio dos livros e plataforma da Poliedro, listas de exercícios e laboratório de redação, no qual o aluno tem um atendimento individualizado para solucionar todas as dúvidas”, explana Wladimir Bezerra, professor de física do Integral. “Há ainda aula semanal para estudo das obras literárias cobradas pela USP e Unicamp. O aluno tem também o In Class, cujo objetivo é desenvolver o hábito de estudo antecipado e sistematizado, além de acompanhamento para organização de rotinas de estudo e avaliação de desempenho”, complementa.
“A TAP me ajudou a fomentar a ambição acadêmica, me oferecer um ambiente de colegas inspiradores e professores extremamente qualificados. A turma consegue alinhar o conteúdo programático às atualidades. Isso me ajudou bastante no ENEM e também nos campeonatos de debate, área que me deu destaque no processo de candidatura às universidades dos EUA. O material didático é excelente e os professores também”, afirma o ex-aluno Luiz Arthur que, dentre diversas aprovações, conquistou uma vaga em Harvard, a mais antiga e conhecida universidade dos Estados Unidos.
Já Renato Katsuo, aluno da TAP, pretende fazer Engenharia no ITA ou na Unicamp e acredita que fazer parte da turma o deixa a uma distância imensuravelmente menor de alcançar esse objetivo. “A profundidade dos materiais, as aulas dadas e a ajuda que os professores me dão são tudo que eu podia pedir e mais um pouco. No entanto, a melhor parte é, sem dúvidas, o espírito colaborativo da turma. A união e a amizade que eu tenho com os meus colegas é algo realmente único daqui”, destaca. Já Miguel Sena, também aluno da TAP, deseja cursar engenharia aeronáutica na USP e acredita que a TAP é fundamental para tal conquista. “Sinto que o ensino é mais aprofundado em comparação às outras turmas, principalmente na escolha de professores especializados em outros vestibulares, não apenas no Enem”, conclui.
Vale salientar que a TAP realiza simulados e revisões ENEM, Fuvest, Unicamp, UNEB e outros vestibulares da Bahia e conta com maior carga horária das disciplinas clássicas e várias atividades complementares no turno oposto.